Edital do Programa de Monitoria da Graduação – Desenho Básico do Vestuário

A Chefe do Órgão Acadêmico Responsável do(a) Departamento de Desenho, Andrea de Paula Xavier Vilela , faz saber que, no período de 06/03/2024 a 13/03/2024 , de 08:00:00 às 16:00:00 horas, o(a) Online no email ddes@eba.ufmg.br e paolareis@eba.ufmg.br receberá as inscrições de candidatos para o exame de seleção do Programa para atuar na disciplinas/atividades com carga horária de 20 horas semanais.

Edital 03/2024 – Desenho básico do vestuário bolsista

Edital do Programa de Monitoria da Graduação – Desenho Básico do Vestuário

A Chefe do Órgão Acadêmico Responsável do Departamento de Desenho , Andrea de Paula Xavier Vilela , faz saber que, no período de 06/03/2024 a 13/03/2024 , de 08:00:00 às 16:00:00 horas, receberá online pelo email ddes@eba.ufmg.br e paolareis@eba.ufmg.br receberá as inscrições de candidatos para o exame de seleção do Programa para atuar na disciplinas/atividades com carga horária de 20 horas semanais.

Edital PMG 02/2024 – Desenho Básico do Vestuário

Obras de Gabriel Santana propõem reflexões sobre passado, presente e futuro

O Centro Cultural UFMG convida para a abertura da exposição ‘Futuro de um Pretérito Mais-que-Imperfeito’, do artista Gabriel Santana, na segunda-feira, dia 11 de março de 2024, às 18 horas. A mostra reúne fotografias, desenhos e objetos que atravessam sua produção artística dos últimos anos, baseada em reflexões sobre passado, presente e futuro individual e coletivo. As obras poderão ser vistas até 14 de abril de 2024. O evento integra a programação do 18º Festival de Verão UFMG. A entrada é gratuita e tem classificação livre.

O nome da exposição tem relação com o tempo e, segundo o artista, “vem dialogar sobre como juntar os cacos da problemática e estilhaçada história que compartilhamos como nação, para perceber o que nos constitui no presente e, enfim, tentar construir um possível futuro”. Porém, de acordo com Gabriel Santana, “muitas vezes só os fragmentos desse passado não são suficientes para conceber futuros e se faz necessário o uso da imaginação”.

As obras de ‘Futuro de um Pretérito Mais-que-Imperfeito’ trabalham com presenças e ausências, aparições e desaparecimentos, a fim de jogar com a efemeridade das situações de vida e morte das imagens e das pessoas através do tempo e do esquecimento. O público é convidado a jogar com essas produções, descobrir seus truques e experimentar construir sentidos ao refletir anseios e problemas do mundo contemporâneo.

Gabriel Santana é artista e pesquisador paraminense, residente em Belo Horizonte. Mestre pela Escola de Belas Artes da UFMG, seu trabalho se concentrou bastante na manipulação de imagens e construção de narrativas visuais artificiais, fantásticas e/ou impossíveis através da fotografia. Participou de uma residência online internacional pela Ontario College of Art and Design University (OCAD), do Canadá. Integrou exposições coletivas no Museu de Arte de Goiânia, Festival de Fotografia de Tiradentes e Expedição Fotográfica no Mercado Central. Atualmente sua pesquisa artística e acadêmica tem se voltado para objetos, aplicações virtuais e instalações que possibilitem interação com o público. Esses estudos estão relacionados ao tema da finitude humana e nas variadas maneiras que essa vulnerabilidade se projeta sobre os vivos, seja de maneira mais abstrata e filosófica, como também política e direta no trato da morte.

Exposição ‘Futuro de um Pretérito Mais-que-Imperfeito’ – Gabriel Santana
Abertura: 11 de março de 2024 | às 18 horas
Visitação: até o dia 14/04/2024
Terças a sextas: 9h às 20h
Sábados, domingos e feriados: 9h às 17h
Espaço Experimentação da Imagem
Classificação indicativa: livre
Entrada gratuita

Edital do Programa de Monitoria da Graduação – APL064, APL082, APL066, APL074, APL065 e APL097

O Chefe do Órgão Acadêmico Responsável do Departamento de Artes Plásticas , João Augusto Cristeli de Oliveira , faz saber que, no período de 04/03/2024 a 12/03/2024 , de 14:00:00 às 23:59:00 horas, o(a) o e-mail camillahmcamargos@gmail.com receberá as inscrições de candidatos para o exame de seleção do Programa para atuar nas disciplinas/atividades com carga horária de 20 horas semanais, das quais 8 horas deverão ser alocadas em estudos individuais e atividades de planejamento.

Edital 01/2024 – Camilla Camargos

Lançamento do Catálogo do Circuito Polímatas – 13 de março – Feira do Livro UFMG

O catálogo POLÍMATAS será lançado na quarta feira, dia 13 de março de 2024, de 12:00 às 12:30h, na Feira do Livro da Universidade Federal de Minas Gerais, promovida pela Pró- Reitoria de Cultura – PROCULT/UFMG, e realizada na Praça de Serviço do campus Pampulha, situado na Av. Antônio Carlos, 6627. Durante o lançamento do catálogo haverá uma mesa redonda sobre o Circuito Polímatas, com a presença da comissão curadora composta por Maria do Carmo de Freitas Veneroso, Marília Andrés Ribeiro, Pedro Veneroso e Tânia de Castro Araújo.

O catálogo bilíngue é uma publicação da Editora da Escola de Belas Artes da UFMG, e foi patrocinado pelo seu PPGArtes. Traz textos e imagens sobre a exposição coletiva Polímatas, um circuito de mostras realizadas no campus Pampulha, da UFMG, que ocuparam, além da Reitoria, espaços na Escola de Belas Artes (EBA), na Faculdade de Letras (FALE) e na Faculdade de Ciências Econômicas (FACE), de 21 de maio a 13 de setembro de 2019. Ao todo, 45 artistas exibiram obras que exploram as interseções entre diferentes mídias, linguagens e disciplinas, diluindo as fronteiras entre a arte, a ciência e a tecnologia e contribuindo para uma compreensão da arte a partir de sua interseção com diversas áreas do conhecimento.

Idealizado pelos curadores e professores Maria do Carmo de Freitas Veneroso, Marília Andrés Ribeiro, Pedro Veneroso e Tânia Araújo como parte da programação do II Colóquio Internacional Escrita, Som, Imagem, promovido pelo Grupo Intermídia da Faculdade de Letras, Escola de Belas Artes, Escola de Música e Departamento de Comunicação Social da UFMG, o Circuito Polímatas foi realizado em parceria com a Diretoria de Ação Cultural da UFMG, visando expandir as reflexões atuais sobre a arte e os fenômenos culturais, relacionando-os a uma ampla gama de áreas do conhecimento humano. Daí o nome polímata, que representa o indivíduo cujo conhecimento não está restrito a uma única área. De acordo com os curadores da mostra, Polímatas faz um recorte de pesquisas e trabalhos artísticos que abordam questões
de natureza inter e transmidiática –, envolvendo artes visuais, literatura, música, cinema, teatro e as mídias digitais – e transdisciplinar, abrangendo áreas tão diversas como a biologia, física, engenharia, história, geografia, ecologia, comunicação, ciências da informação, entre outras.

Participaram da exposição nomes como Eduardo Kac – com uma instalação de arte transgênica –, Éder Santos – com uma videoinstalação –, Giselle Beiguelman – com um vídeo algorítmico –, Cinthia Marcelle e Pedro Veneroso – com uma intervenção urbana eletrônica –, Paulo Bruscky, Waltércio Caldas, Jorge dos Anjos, Marilá Dardot e Matheus Rocha Pitta – com livros de artista –, Lucas Dupin e Randolpho Lamonier – com obras inéditas de técnica mista –, Sara Não Tem Nome – com uma instalação inédita – e muitos outros. Dentre as obras que integraram a exposição, diversas delas são inéditas e algumas foram exibidas pela primeira vez em Belo Horizonte.

Lista completa de artistas

Adriana Penido, Aline X, André Lage, Arnaldo Baptista, Bruno Rios, Chico Marinho, Cinthia Marcelle, Daisy Turrer, Daniel Escobar, Duo Lumia, Éder Santos, Edith Derdyk, Eduardo Kac, Eugênio Paccelli Horta, Eymard Brandão, Fabrício Fernandino, Fred Paulino, Giselle Beiguelman, Haroon Gunn-Salie, Isabela Prado, Jorge dos Anjos, Júlia Panadés, Lucas Dupin, Luísa Horta, Maria do Carmo Freitas, Maria Helena Andrés, Marilá Dardot, Mário Azevedo, Matheus Rocha Pitta, Patrícia Franca-Huchet, Paulo Bruscky, Pedro Moreira, Pedro Veneroso, Pierre Fonseca, Rachel Leão, Randolpho  Lamonier, Ricardo Burgarelli, Sara Não Tem Nome, Shima, Tânia Araújo, Thereza Portes, Thiago Amoreira, Thiago Taves Sobreiro, Vera Chaves Barcellos, Victor Galvão e Waltércio Caldas.

Texto curatorial do Circuito Polímatas

Durante a Antiguidade e o Renascimento era comum o trânsito de indivíduos entre diversas áreas do conhecimento. Esses indivíduos, chamados polímatas, fizeram do mundo seu substrato de análise e pesquisa, sem se restringirem às fronteiras abstratas que segregam as áreas do conhecimento. Nos séculos seguintes, todavia, um afã de especialização sobrepujou intermitentemente essa abordagem. Ao longo dos séculos XX e XXI, modos relacionais de lidar com diferentes disciplinas, mídias e linguagens – entre os quais a inter e a transdisciplinaridade – voltaram a questionar os paradigmas da especialização e fomentaram diálogos cada vez mais profundos entre diferentes modos de pensar e fazer. A partir do reconhecimento de que os elementos do mundo são interligados – e, assim, também o são as áreas do conhecimento humano –, pesquisadores, artistas e cientistas passaram a atuar nas interseções entre diferentes mídias, linguagens e disciplinas. Com isso, tornou-se manifesto, de modo cada vez mais claro, que a arte, a ciência e a tecnologia podem se nutrir mutuamente através do compartilhamento de metodologias, práticas, assuntos, imaginários e teorias.

O Circuito Polímatas – exposição vinculada ao II Colóquio Internacional Escrita, Som, Imagem, promovido pelo grupo Intermídia da Faculdade de Letras da UFMG, e realizada em parceria com a Diretoria de Ação Cultural da UFMG – foi concebido como uma reflexão sobre como poderia se configurar a figura atual de um polímata. Nesta exposição, que abarca um circuito cultural disperso em diversas unidades e localidades do Campus Pampulha da UFMG, buscamos oferecer um recorte de artistas cujas produções e pesquisas não se restringem ao campo e aos estatutos tradicionais da arte, mas que se expandem para diferentes disciplinas e estabelecem diálogos profundos entre as artes e um amplo espectro do conhecimento humano.

Formas muito diversas de reflexão e de produção de conhecimento são postas a dialogar nesta exposição que esperamos poder contribuir para demonstrar quão importante é nos mantermos abertos de modo perene às colaborações, às relações e aos diálogos entre: entre as disciplinas, as mídias, as linguagens, as tecnologias, as opiniões e os diferentes modos pelos quais coexistimos, nos comunicamos e produzimos o passado, o presente e o futuro.

Maria do Carmo de Freitas Veneroso
Marília Andrés Ribeiro
Pedro Veneroso
Tânia de Castro Araújo

Edital do Programa de Monitoria da Graduação – Exposição Museológica I e II

O Chefe do Órgão Acadêmico Responsável do Departamento de Artes Plásticas , João Augusto Cristeli de Oliveira , faz saber que, no período de 04/03/2024 a 14/03/2024 , de 14:00:00 às 23:59:00 horas, o(a) o e-mail veronasegantini@yahoo.com.br receberá as inscrições de candidatos para o exame de seleção do Programa para atuar nas disciplinas/atividades com carga horária de 20 horas semanais, das quais 8 horas deverão ser alocadas em estudos individuais e atividades de planejamento.

Edital 11/2024 – Exposição Museológica I e II