Notícias

Fonte: Pixabay
Fonte: Pixabay

Nota:

A Coordenação do Curso de Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas – CEEAV, informa que:

Conforme determinação do Centro de Apoio a Educação a Distância – CAED, da Universidade Federal de Minas Gerais, o Edital de Seleção nº 001/2019 – CEEAV/EBA/UFMG, para contratação de bolsista, Professor Formador, área Pintura, no âmbito da Universidade Aberta do Brasil – UAB, foi cancelado para adequação à Portaria GAB nº 249, de 08 de novembro de 2018 – CAPES, que prevê a realização de processo seletivo de concessão de bolsas UAB.

Informamos ainda que novo Edital de Seleção será publicado em breve, de acordo com as novas regras, vigente, de contratação de bolsistas.

Curso de Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas – CEEAV
Escola de Belas Artes – EBA/ UFMG/ Telefone: (31) 3409-5248/ Site: www.eba.ufmg.br/ceeav

 

 

Edital de Seleção nº 001/2018 – CEEAV/EBA/ UFMG – Professor Formador: Pintura.

 

painting-911804_640
O Curso de Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas – CEEAV, do Programa de Pós Graduação em Artes, da  Escola de Belas Artes – EBA/ UFMG, por meio de seu Coordenador, Prof. Dr. Evandro José Lemos da Cunha, informa que mediante ao indeferimento da única inscrição recebida para o Edital de Seleção nº

 

Chamada Pública nº 003/2018 – CEEAV/EBA/ UFMG – Professor Formador: Artes e Tecnologias Contemporâneas II/ Fotografia

 

 

Fonte: Pixabay
Fonte: Pixabay

 

O Curso de Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas – CEEAV, do Programa de Pós Graduação em Artes, da  Escola de Belas Artes – EBA/ UFMG, por meio de seu Coordenador, Prof. Dr. Evandro José Lemos da Cunha, torna pública o resultado da Chamada Pública nº 003/2018 – CEEAV/EBA/UFMG (Cadastro de Professor Formador DIP FTC 504 Artes e Tecnologias Contemporâneas II/ Fotografia).

Resultado Chama Pública nº 003 -2018 Artes e Tecnologias Contemporâneas II_Fotografia

Edital de Seleção de Professor Formador nº 001/2018 – CEEAV/EBA/UFMG (Disciplina APL 534 Pintura).

Fonte: Pixabay
Fonte: Pixabay

O Curso de Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas – CEEAV,  Escola de Belas Artes – EBA/ UFMG, por meio de seu Coordenador Prof. Dr. Evandro José Lemos da Cunha, torna público o Edital de Seleção de Professor Formador nº 001/2018 – CEEAV/EBA/UFMG (Disciplina APL 534 Pintura).

As inscrições poderão ser realizadas de 03 a 05 de dezembro de 2018, demais informações:

Edital de Seleção Professor Formador nº 001 – 2018_DIP APL 538 Pintura

 

 

 

 

Chamada Pública nº 02/2018 (Pintura) e 03/2018 (Fotografia)  – 2019/1.

 

O Curso de Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas – CEEAV,  Escola de Belas Artes – EBA/ UFMG, por meio de sua Coordenadora Pedagógica Profa. Dra. Lucia Gouvêa Pimentel, torna pública a Chamada Pública nº 002/2018 – CEEAV/EBA/UFMG (Disciplina APL 534 Pintura) e Chamadas Pública nº 003/2018 – CEEAV/EBA/UFMG (Disciplina APL 504 Artes e Tecnologias Contemporâneas II – Fotografia).

As inscrições poderão ser realizadas nos dias 19 e 20 de novembro de 2018, demais informações:

Chamada Pública nº 002-2018_DIP APL 534 Pintura

Chamada Pública nº 003-2018_DIP FTC Artes e Tecnologias Contemporâneas II_Fotografia

 

 

Resultado Final, Edital nº 021/2018 – Seleção de Tutores CEEAV.

 

painting-911804_640
Fonte: Pixabay

O Curso de Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas – CEEAV, do Programa de Pós Graduação em Artes, da Escola de Belas Artes – EBA/ UFMG, torna público o resultado do processo seletivo de tutores do Curso, regido pelo Edital nº 021/2018 – Seleção de tutores CEEAV/EBA/UFMG:

Resultado Final_Seleção de Tutores CEEAV 2018-2

 

CAED UFMG realiza Congresso Nacional Universidade EAD e Software Livre 2018!

UEaDSL

Congresso on-line sobre educação a distância e software livre promovido pela Fale/UFMG abre inscrições para coordenadores de mesa de trabalhos até 7/10.

Professores do ensino superior e estudantes de pós-graduação que têm interesse por temas como educação a distância, software livre e vivência acadêmica poderão se inscrever para atuar como coordenadores de mesas de trabalho desta edição do UEaDSL (Universidade, Educação a Distância e Software Livre), evento on-line e gratuito promovido pela Faculdade de Letras, em parceria com o Centro de Apoio à Educação a Distância da UFMG.

Os coordenadores têm o papel de estimular o debate entre os participantes do congresso, além de emitir um parecer sobre o aprimoramento dos trabalhos que comporão a sua mesa, antes da semana de realização do evento, de 26 a 30 de novembro.

As inscrições devem ser feitas até o dia 7/10, pelo formulário disponível no site do grupo Texto Livre, responsável pela organização do UEaDSL. Será concedido certificado de participação para aqueles que desempenharem a função.

Para auxiliar os coordenadores de mesa e os professores envolvidos nesta edição , a coordenação do evento ofertará um curso, autoinstrucional e com 15 horas de duração, sobre a proposta do congresso, seus objetivos, sugestões de como aproveitar as tarefas do congresso como atividades letivas e outras orientações e informações.

Publicado o resultado da 1ª etapa do processo seletivo

de tutores CEEAV, prova escrita.

Fonte: Pixabay
Fonte: Pixabay

Publicado o Resultado da 1ª Etapa do Processo Seletivo de Tutores CEEAV – Edital nº 021/2018, prova escrita.

Planilha de Notas_Prova Escrita_Resultado Final

Conforme previsto em Edital o resultado final será publicado em 20/09, após análise de currículo e carta de intenções!

 

 

Aconteceu no sábado 1º/09/2018 – Encontro Presencial das Disciplinas CEEAV: APL 530 Metodologias de Ensino de Artes Visuais e APL 535 Escultura e Modelagem.

 

Aconteceu no sábado, 1º/09/2018 o Encontro Presencial do Curso de Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas – CEEAV, na Escola de Belas Artes – EBA/ UFMG, para os alunos dos Polos UAB de Contagem e Lagoa Santa.

Durante o encontro aconteceu  no Auditório da EBA a palestra referente a disciplina APL 530 Metodologias do Ensino de Artes Visuais, com a docente Verona Campos Segantini.

Logo Após foram realizadas diversas oficinas referente à Disciplina APL 535 Escultura e Modelagem, sob a orientação do Docente João Augusto Cristeli 

Os alunos (as) foram instigados a colocar em prática os ensinamentos teóricos do Ambiente Virtual do Curso !

Veja alguns registros do desenvolvimento das oficinas:

OFICINAS:
Produção de Telhas e Tijolos: MIGUEL DIAS
Bichos de Cerâmica: ONILSON REIS
Queima em forno de papel e Torno: MARLÚCIA TEMPONI
Modelagem – Pinch Pot: ADEL SOUKI
Queima de Raku: MÁRCIA SEO
Frotagem – folhas de cerâmica: SILEZIA SANTOS
Impressão serigráfica sobre argila: HELENA COSTA
Produção de apitos indígenas. ALISSA REZENDE
Queima de Raku: MÁRCIA SEO

Demonstração – Escultura em Madeira: EDUARDO TRAVERSONI
Demonstração – Escultura em Metal: RAMON D’ALMEIDA

ASSISTENTES:
ANA TEREZA LAGE
ARIELE CRISTIANE
CLAUDINEY DE CASTRO
EDUARDO TOLENTINO
MURILO RODRIGO
MARINA CRISTELI
JOSÉ ANTÔNIO DE CASTRO
LUANA ZUMACH
SABRINA DANTAS

Coordenação: PROF. JOÃO AUGUSTO CRISTELI

Nota sobre Edital nº 021/2018 – Seleção de Tutores CEEAV.

Fonte: Pixabay
Fonte: Pixabay

Nota:

Devido à retirada do documento do site da Secretaria e Educação de Minas Gerais, esclarecemos que não será cobrada, na Prova Escrita da Seleção de Tutores, a Referência:

PIMENTEL, L.; CUNHA, E.; MOURA, J.A. Propostas Curriculares – Arte para o Ensino Médio. Belo Horizonte: Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, 2006.

Disponível em http://crv.educacao.mg.gov.br 

 

 

 

 

Curso de Extensão: Elaboração de Projetos Sociais à Distância.

Curso Elaboração de Projetos Sociais à Distância

 

 

Veja o Vídeo de Depoimentos de quem já fez o curso:  https://youtu.be/iMoX1SH1gVc

Objetivo:

Qualificar profissionais de qualquer área do conhecimento interessados em capacitarem-se na área de Elaboração de Projetos Sociais. Ao final do curso o aluno deverá dominar todas as etapas da elaboração de um Projeto Social.

Público Alvo:

Profissionais de qualquer área do conhecimento interessados em se capacitar na área de Elaboração de Projetos Sociais.  (Não é necessário ter nível superior).

Ementa:

O curso tem como foco a apresentação, de forma detalhada e construtiva, das metodologias de elaboração projetos sociais contendo todas as suas partes: Justificativa, Objetivos, Diagnóstico, Metodologias de Monitoramento, Orçamento, Metodologias de Ação e Metodologias de Avaliação Ex-post e Ex-ante e Avaliação de Impacto. Atenção especial será dada para o entendimento de conceitos básicos na construção de um projeto social, tais quais: Indicadores: construção e utilidade; Marco Lógico e Lógica da relação Causa-Efeito e Meios-Fins no entendimento de um problema social a partir da utilização da dinâmica Árvore de Problemas e árvore de Meios e Fins.

Período de Inscrição:

25/07/2018 a 11/09/2018

Local de realização do curso:

Curso a distância.
A plataforma para realização do curso ficará disponível 24 horas ao dia durante todo período de realização do curso.
Carga Horária: 

120 horas.

 Certificado:

Certificado Oficial da UFMG emitido ao término do curso.

 

Período de Realização: 

17/09/2018 a 10/12/2018

O curso estará aberto 24 horas ao dia durante todo o período de realização.

 

Critérios para Certificação:

 Atividades do curso = 100 pontos.

-Aproveitamento final mínimo de 70 pontos.

 

Certificado:

Certificado Oficial da UFMG de Curso de Extensão de 120 horas.

 

MINISTRANTE: Danielle Cireno Fernandes

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Pernambuco (1988), mestrado em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (1992), PhD. em Sociologia – University of Wisconsin-Madison (1999) e Pós-Doutorado pela Universidade Federal de Pernambuco (2001-2002). Atualmente é Professora Associada da Universidade Federal de Minas Gerais. Membro do corpo editorial das revista Sociology of Education e Population Review. É Fundadora e coordenadora do Centro de Capacitação e Pesquisa em Programas Sociais- CECAPS-UFMG (www.cecaps.org). Coordenou e coordena vários projetos na área específica de políticas sociais: “Estudo Sobre o Perfil das Famílias que Sofreram Repercussões Sobre o Benefício do Programa Bolsa Família – Bloqueio ou Cancelamento – em Decorrência do Processo de Revisão Cadastral de 2010 e Sobre as Razões Para o Seu Não Comparecimento Dentro do Prazo; Transmissibilidade Intergeracional, Pobreza e Desigualdade Racial: uma Análise Quantitativa: Brasil, Estados Unidos e África do Sul; Avaliação de Impacto dos Programas Sociais em Minas Gerais; Avaliação do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF) em Minas Gerais: impactos do crédito rural sobre o segmento classificado no grupo C; Perdas Sociais Causadas pela Violência: A Violência nas Escolas de Belo Horizonte; Estratificação Educacional e Desigualdade Social em Minas Gerais; Censo da População de Alunos Vinculados À Educação de Jovens e Adultos (EJA) nas Escolas Municipais de Belo Horizonte; Estudo Qualitativo para Avaliação do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – PETI; INSTITUTOS DO MILÊNIO: A Dimensão Social das Desigualdades Sistema de Indicadores de Estratificação e Mobilidade Social; Educação Superior e o Mercado de Trabalho: Avaliando Origens e Destinos dos Egressos da UFMG.

 

Investimento:

R$280,00 a vista ou em duas vezes de R$140,00 no cartão de Crédito

 

Inscrição:

http://conveniar.ipead.com.br/eventos/

 

Forma de pagamento:

 

1ª Opção: Boleto bancário em parcela única. O boleto será gerado ao finalizar a inscrição, podendo ser retirado posteriormente no link: http://ipead.conveniar.com.br/Eventos/, acessado com login e senha cadastrado no ato da inscrição.

2ª Opção: Cartão de Crédito dividido em até 2 vezes sem juros (Amex, Aura, Diners, Discover, Elo, Jcb, Master e Visa).

 Para inscrições via boleto lembre-se de sempre marcar a opção “sempre mostrar pop-ups”.

 Demais informações web site do CECAPS: www.cecaps.org

 

 

 

Seleção de Tutores CEEAV

 

painting-911804_640
Fonte: Pixabay

 

O Curso de Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas – CEEAV, da Escola de Belas Artes – EBA/ UFMG, em parceria com o Centro de Apoio à Educação a Distância da UFMG, abre inscrições de 27 de agosto às 14h do dia 3 de setembro, para a seleção de 02 (dois) tutores para atuação no Curso, ministrado na modalidade semi-presencial nos polos UAB de Contagem e Lagoa Santa.

Os candidatos devem estar em conformidade com as normas sobre o recebimento de bolsas de tutoria, mencionadas no item 3.1 do edital de seleção; ter, pelo menos, pós-graduação lato-sensu ou ser aluno regularmente matriculado em curso de mestrado ou de doutorado; além disso, deve possuir experiência mínima de um ano no magistério na educação básica ou superior e disponibilidade para cumprir a carga horária de 20 horas semanais e para participar das reuniões semanais realizadas pela coordenação do curso, no campus Pampulha, em Belo Horizonte.

Inscrições

As inscrições deverão ser realizadas, de 27 de agosto a 3 de setembro. Os documentos listados nos itens 6.3.1 e 6.3.2 do Edital deverão entregues pessoalmente ou enviados, por Sedex, para o endereço Secretaria do Curso de Especialização em Ensino de Artes Visuais – CEEAV, Escola de Belas Artes – EBA – Sala 312 – 3º andar Av. Antônio Carlos, 6627 – Campus Pampulha, Belo Horizonte – MG CEP: 31270-901.

A seleção será baseada em prova escrita, cujo programa está descrito no Anexo I do Edital; na análise do currículo e dos documentos comprobatórios e da carta de intenções.

Informações: cespea@eba.ufmg.br/ (31) 3409-5248

 

021 – Edital de Seleção de Tutores CEEAV_EBA_2018-2 FINAL

 

Formulário de Inscrição_Seleção de Tutores