Notícias

Publicado o resultado da 1ª etapa do processo seletivo

de tutores CEEAV, prova escrita.

Fonte: Pixabay
Fonte: Pixabay

Publicado o Resultado da 1ª Etapa do Processo Seletivo de Tutores CEEAV – Edital nº 021/2018, prova escrita.

Planilha de Notas_Prova Escrita_Resultado Final

Conforme previsto em Edital o resultado final será publicado em 20/09, após análise de currículo e carta de intenções!

 

 

Aconteceu no sábado 1º/09/2018 – Encontro Presencial das Disciplinas CEEAV: APL 530 Metodologias de Ensino de Artes Visuais e APL 535 Escultura e Modelagem.

 

Aconteceu no sábado, 1º/09/2018 o Encontro Presencial do Curso de Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas – CEEAV, na Escola de Belas Artes – EBA/ UFMG, para os alunos dos Polos UAB de Contagem e Lagoa Santa.

Durante o encontro aconteceu  no Auditório da EBA a palestra referente a disciplina APL 530 Metodologias do Ensino de Artes Visuais, com a docente Verona Campos Segantini.

Logo Após foram realizadas diversas oficinas referente à Disciplina APL 535 Escultura e Modelagem, sob a orientação do Docente João Augusto Cristeli 

Os alunos (as) foram instigados a colocar em prática os ensinamentos teóricos do Ambiente Virtual do Curso !

Veja alguns registros do desenvolvimento das oficinas:

OFICINAS:
Produção de Telhas e Tijolos: MIGUEL DIAS
Bichos de Cerâmica: ONILSON REIS
Queima em forno de papel e Torno: MARLÚCIA TEMPONI
Modelagem – Pinch Pot: ADEL SOUKI
Queima de Raku: MÁRCIA SEO
Frotagem – folhas de cerâmica: SILEZIA SANTOS
Impressão serigráfica sobre argila: HELENA COSTA
Produção de apitos indígenas. ALISSA REZENDE
Queima de Raku: MÁRCIA SEO

Demonstração – Escultura em Madeira: EDUARDO TRAVERSONI
Demonstração – Escultura em Metal: RAMON D’ALMEIDA

ASSISTENTES:
ANA TEREZA LAGE
ARIELE CRISTIANE
CLAUDINEY DE CASTRO
EDUARDO TOLENTINO
MURILO RODRIGO
MARINA CRISTELI
JOSÉ ANTÔNIO DE CASTRO
LUANA ZUMACH
SABRINA DANTAS

Coordenação: PROF. JOÃO AUGUSTO CRISTELI

Nota sobre Edital nº 021/2018 – Seleção de Tutores CEEAV.

Fonte: Pixabay
Fonte: Pixabay

Nota:

Devido à retirada do documento do site da Secretaria e Educação de Minas Gerais, esclarecemos que não será cobrada, na Prova Escrita da Seleção de Tutores, a Referência:

PIMENTEL, L.; CUNHA, E.; MOURA, J.A. Propostas Curriculares – Arte para o Ensino Médio. Belo Horizonte: Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, 2006.

Disponível em http://crv.educacao.mg.gov.br 

 

 

 

 

Curso de Extensão: Elaboração de Projetos Sociais à Distância.

Curso Elaboração de Projetos Sociais à Distância

 

 

Veja o Vídeo de Depoimentos de quem já fez o curso:  https://youtu.be/iMoX1SH1gVc

Objetivo:

Qualificar profissionais de qualquer área do conhecimento interessados em capacitarem-se na área de Elaboração de Projetos Sociais. Ao final do curso o aluno deverá dominar todas as etapas da elaboração de um Projeto Social.

Público Alvo:

Profissionais de qualquer área do conhecimento interessados em se capacitar na área de Elaboração de Projetos Sociais.  (Não é necessário ter nível superior).

Ementa:

O curso tem como foco a apresentação, de forma detalhada e construtiva, das metodologias de elaboração projetos sociais contendo todas as suas partes: Justificativa, Objetivos, Diagnóstico, Metodologias de Monitoramento, Orçamento, Metodologias de Ação e Metodologias de Avaliação Ex-post e Ex-ante e Avaliação de Impacto. Atenção especial será dada para o entendimento de conceitos básicos na construção de um projeto social, tais quais: Indicadores: construção e utilidade; Marco Lógico e Lógica da relação Causa-Efeito e Meios-Fins no entendimento de um problema social a partir da utilização da dinâmica Árvore de Problemas e árvore de Meios e Fins.

Período de Inscrição:

25/07/2018 a 11/09/2018

Local de realização do curso:

Curso a distância.
A plataforma para realização do curso ficará disponível 24 horas ao dia durante todo período de realização do curso.
Carga Horária: 

120 horas.

 Certificado:

Certificado Oficial da UFMG emitido ao término do curso.

 

Período de Realização: 

17/09/2018 a 10/12/2018

O curso estará aberto 24 horas ao dia durante todo o período de realização.

 

Critérios para Certificação:

 Atividades do curso = 100 pontos.

-Aproveitamento final mínimo de 70 pontos.

 

Certificado:

Certificado Oficial da UFMG de Curso de Extensão de 120 horas.

 

MINISTRANTE: Danielle Cireno Fernandes

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Pernambuco (1988), mestrado em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (1992), PhD. em Sociologia – University of Wisconsin-Madison (1999) e Pós-Doutorado pela Universidade Federal de Pernambuco (2001-2002). Atualmente é Professora Associada da Universidade Federal de Minas Gerais. Membro do corpo editorial das revista Sociology of Education e Population Review. É Fundadora e coordenadora do Centro de Capacitação e Pesquisa em Programas Sociais- CECAPS-UFMG (www.cecaps.org). Coordenou e coordena vários projetos na área específica de políticas sociais: “Estudo Sobre o Perfil das Famílias que Sofreram Repercussões Sobre o Benefício do Programa Bolsa Família – Bloqueio ou Cancelamento – em Decorrência do Processo de Revisão Cadastral de 2010 e Sobre as Razões Para o Seu Não Comparecimento Dentro do Prazo; Transmissibilidade Intergeracional, Pobreza e Desigualdade Racial: uma Análise Quantitativa: Brasil, Estados Unidos e África do Sul; Avaliação de Impacto dos Programas Sociais em Minas Gerais; Avaliação do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF) em Minas Gerais: impactos do crédito rural sobre o segmento classificado no grupo C; Perdas Sociais Causadas pela Violência: A Violência nas Escolas de Belo Horizonte; Estratificação Educacional e Desigualdade Social em Minas Gerais; Censo da População de Alunos Vinculados À Educação de Jovens e Adultos (EJA) nas Escolas Municipais de Belo Horizonte; Estudo Qualitativo para Avaliação do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – PETI; INSTITUTOS DO MILÊNIO: A Dimensão Social das Desigualdades Sistema de Indicadores de Estratificação e Mobilidade Social; Educação Superior e o Mercado de Trabalho: Avaliando Origens e Destinos dos Egressos da UFMG.

 

Investimento:

R$280,00 a vista ou em duas vezes de R$140,00 no cartão de Crédito

 

Inscrição:

http://conveniar.ipead.com.br/eventos/

 

Forma de pagamento:

 

1ª Opção: Boleto bancário em parcela única. O boleto será gerado ao finalizar a inscrição, podendo ser retirado posteriormente no link: http://ipead.conveniar.com.br/Eventos/, acessado com login e senha cadastrado no ato da inscrição.

2ª Opção: Cartão de Crédito dividido em até 2 vezes sem juros (Amex, Aura, Diners, Discover, Elo, Jcb, Master e Visa).

 Para inscrições via boleto lembre-se de sempre marcar a opção “sempre mostrar pop-ups”.

 Demais informações web site do CECAPS: www.cecaps.org

 

 

 

Seleção de Tutores CEEAV

 

painting-911804_640
Fonte: Pixabay

 

O Curso de Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas – CEEAV, da Escola de Belas Artes – EBA/ UFMG, em parceria com o Centro de Apoio à Educação a Distância da UFMG, abre inscrições de 27 de agosto às 14h do dia 3 de setembro, para a seleção de 02 (dois) tutores para atuação no Curso, ministrado na modalidade semi-presencial nos polos UAB de Contagem e Lagoa Santa.

Os candidatos devem estar em conformidade com as normas sobre o recebimento de bolsas de tutoria, mencionadas no item 3.1 do edital de seleção; ter, pelo menos, pós-graduação lato-sensu ou ser aluno regularmente matriculado em curso de mestrado ou de doutorado; além disso, deve possuir experiência mínima de um ano no magistério na educação básica ou superior e disponibilidade para cumprir a carga horária de 20 horas semanais e para participar das reuniões semanais realizadas pela coordenação do curso, no campus Pampulha, em Belo Horizonte.

Inscrições

As inscrições deverão ser realizadas, de 27 de agosto a 3 de setembro. Os documentos listados nos itens 6.3.1 e 6.3.2 do Edital deverão entregues pessoalmente ou enviados, por Sedex, para o endereço Secretaria do Curso de Especialização em Ensino de Artes Visuais – CEEAV, Escola de Belas Artes – EBA – Sala 312 – 3º andar Av. Antônio Carlos, 6627 – Campus Pampulha, Belo Horizonte – MG CEP: 31270-901.

A seleção será baseada em prova escrita, cujo programa está descrito no Anexo I do Edital; na análise do currículo e dos documentos comprobatórios e da carta de intenções.

Informações: cespea@eba.ufmg.br/ (31) 3409-5248

 

021 – Edital de Seleção de Tutores CEEAV_EBA_2018-2 FINAL

 

Formulário de Inscrição_Seleção de Tutores