Programas de Extensão

Conheça mais sobre os programas de Extensão da Escola de Belas Artes!

Programa de Extensão do LACICOR
Laboratório de Ciência da Conservação
Coordenação: Prof. Willi de Barros Gonçalves

Reconhecido nacionalmente e internacionalmente por sua atuação na análise científica de obras de arte e conservação de bens culturais e contando com cooperadores e parceiros, tais como IPHAN, IBRAM, IEPHA, MPF/MG, GETTY CONSERVATION INSTITUTE, o LACICOR – Laboratório de Ciência da Conservação – através do programa de extensão, visa agrupar e coordenar propostas futuras de eventos técnico-científicos na área da Preservação do Patrimônio Cultural.

AFLORA
Coordenação: Profa. Anamaria Fernandes Viana

O programa Aflora tem por objetivo proporcionar atividades e práticas artísticas para pessoas em situação de doença, vulnerabilidade e/ou deficiência conferindo-lhes o direito de praticar uma forma de arte e não apenas o de se fazer “curar” através da arte. Tem também como proposta criar metodologias em Dança com foco na acessibilidade. O programa acolhe os projetos de extensão Arte e Diferença, Artear e o Grupo de Estudos Corpos Mistos.

SOBRE PRÁTICAS E PROCESSOS: ATELIÊ
ESPAÇO DE PESQUISAS, EXPERIMENTAÇÕES E PRATICAS
Coordenação: João Augusto Cristeli de Oliveira

O programa contempla a realização de um conjunto de eventos realizados nos espaços de trabalho/ateliês dos pesquisadores do Grupo de Pesquisa da Cultura do Barro, por meio de  exposições, entrevistas, palestras, colóquios e seminários, virtuais e presenciais para apresentação dos trabalhos, estudos, experimentações, processos e práticas de produção dos integrantes do grupo   e convidados.

A CASA DO FAZER
Coordenação: João Augusto Cristeli de Oliveira

Com a participação de artistas, pesquisadores, professores, alunos e a sociedade como um todo, o programa pretende  criar um espaço comum, construindo lugares desenhados pelos mesmos, compartilhando as visões e pensamentos na relação entre a arte contemporânea, o conhecimento científico/acadêmico e os saberes e fazeres das culturas tradicionais de comunidades urbanas, rurais e indígenas e tendo como referência nessa inter-relação entre a pesquisa e atuação prática as Técnicas de Construção com Terra Crua, além da criação de um jardim tintóreo com o cultivo de ervas e flores para obtenção de tinturas e fibras, constituindo-se sustentável A Casa do Fazer.

POTLACH
Coordenação: Profa. Anamaria Fernandes Viana

Composto por estudantes de Graduação da Dança, da Sociologia, da Psicologia e da Pós-Graduação de Filosofia, o PROGRAMA POTLACH congrega públicos diversos (crianças, adolescentes, adultos, comunidade interna e externa), estimulando pesquisas e ações artísticas com foco na autoralidade e diversidade de corpos, além de oportunizar ações artísticas e culturais para públicos que enfrentam dificuldades de acesso à direitos sociais e culturais. Atualmente, o programa POTLACH reúne as atividades dos projetos Quarentena e Sementes da Democracia.

LABORATÓRIO DE CURADORIA DE EXPOSIÇÕES – BISI SILVA
Coordenação: Profa. Carolina Ruoso e Profa. Rita Lages

A criação de um laboratório de curadoria de exposições, tem por objetivo construir processos formativos experimentais, articulado com a formação em Teoria e História da Arte, proporcionando a formação em curadoria de exposições, direcionada para a escrita do roteiro narrativo curatorial e a prática de metodologias participativas em curadoria através de jornadas de estudos, atelier de leituras, cursos de elaboração de roteiros narrativos curatoriais e atividades com grupos focais e instituições parceiras.