Perfil do Curso

O Curso de Cinema de Animação e Artes Digitais busca alunos com interesse na área de produção estética ligada a imagens em movimento, animação, performances artísticas visuais e sonoras, e a composição como linguagem expressiva usando câmeras, softwares e programação.

O curso possuí uma formação opcional complementar em Jogos, com algumas disciplinas em parceria com a Ciência da Computação.

Animação

O cinema de animação surgiu junto com o cinema de ação ao vivo, mas o desenho animado veio muito antes. Foi graças à engenhosidade da ciência que cientistas e também artistas puderam inventar os mais variados dispositivos de simulação da imagem em movimento. Conhecidos também como brinquedos ópticos, com seus nomes tão mirabolantes quando suas funcionalidades, a exemplo, fenaquistoscópio, zootroscópio, praxinoscópio, taumatroscópio, etc., esses dispositivos eram usados em espetáculos de rua, exibições em teatros e também como simples brinquedos que impressionavam e alegravam todo tipo de espectador. Veja os trabalhos da área de animação no Youtube e/ou Vimeo Continuar lendo “Animação”

Artes Digitais

Arte Digital é uma área ampla, multidisciplinar, e que faz uso do pensamento matemático como base para a criação artística. Nesta área do saber, a programação e o pensamento lógico ocupam um papel fundamental no que é produzido, não sendo uma ferramenta na mão de um artista. A autoria das obras e/ou composições é uma cooperação entre seres humanos e a autonomia da computação. Por ser muito ampla, a área abrange desde o audiovisual interativo, o Vj, as projeções mapeadas, a escultura, a pintura, os jogos digitais até o desenvolvimento de vida artificial. O artista digital é um artista contemporâneo, seu pensamento está ligado ao uso das mídias digitais interativas ou não, mas também ao movimento hacker no que diz respeito a reconfiguração do modo de uso de mídias já estabelecidas. O Núcleo de Arte Digital conta com um laboratório de Arte Computacional, e o que vem sendo produzido pela área e por alunos do curso pode ser observado no site do laboratório 1maginari0.art.br. Continuar lendo “Artes Digitais”

Cinema

O cinema envolve diversas práticas e variadas teorias que se relacionam com outras artes como a literatura, a escultura, o teatro, a música, a pintura, por isso é considerado a sétima arte. O alcance do cinema excede seu propósito artístico e transforma-se também em ferramenta de propagação da ciência e da cultura ou de propaganda política. É também um campo profissional que envolve ampla rede de atividades, sejam as ligadas ao cinema propriamente dito, como os diretores, roteiristas, montadores, sound designers, fotógrafos, técnicos de som direto, entre outros. Além disso, existem outras profissões relacionadas a ele de alguma maneira, como captadores, fornecedores de materiais, advogados, distribuidores, conservadores, reguladores e formadores. O setor de formação é aquele que prepara os profissionais para o trabalho no cinema, é aqui que o CAAD se insere. Continuar lendo “Cinema”

Jogos

Os Jogos Digitais são uma formação complementar do curso de Cinema de Animação e Artes Digitais, uma vez que o foco da formação é amplo e não é específico para a programação de jogos. No CAAD,  os connhecimentos adquiridos pela Animação, Cinema e Artes Digitais podem ser aprimorados para o desenvolvimento de jogos. Continuar lendo “Jogos”