Palestra do Prêmio IIC Forbes 2024

Texto de Sarah Stannage. Tradução livre. (Texto original em: https://www.iiconservation.org/announcements/iic-forbes-prize-lecture-2024)

Em cada Congresso do IIC, um ilustre membro da profissão de conservação é convidado a proferir a palestra do Prêmio Forbes. O prêmio leva o nome de Edward Waldo Forbes (1873 – 1969), que foi Diretor do Fogg Art Museum da Universidade de Harvard de 1909 a 1944 e o primeiro membro honorário do IIC em 1958. A palestra do Prêmio Forbes foi criada em 1958 pelo Conselho do IIC para reconhece o sucesso de um indivíduo e o serviço notável à conservação e oferece uma oportunidade de discursar no Congresso reunido.

Temos o prazer de anunciar que a palestra do Prêmio Forbes 2024 do IIC no próximo 30º Congresso Bienal, ‘Solução Sustentável em Conservação: Novas Estratégias para Novos Tempos’, de 23 a 27 de setembro de 2024, realizado em Lima, Peru, será proferida pelo Prof. Luiz A. C. Souza, Professor Titular – Ciências da Conservação – CECOR – Centro de Conservação do Patrimônio Cultural da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais em Belo Horizonte, Brasil no dia de abertura do Congresso.

Julian Bickersteth AO FIIC e presidente do IIC comentou em nome do Conselho do IIC: “Um dos destaques de qualquer Congresso do IIC é a palestra do Prêmio Forbes e estamos muito satisfeitos que Luiz, um bolsista da IIC e amigo e apoiador de longa data do IIC, irá estar ministrando a palestra deste ano. Estamos honrados por ele ter aceitado o prêmio”.

A palestra do Prof. Luiz Souza terá como foco ‘Promovendo a Diversidade Social e a Inclusão na Preservação do Patrimônio Cultural: Avançando uma Comunidade Global Comprometida com a Conservação’. Este título preliminar da palestra implica não só respeitar – e saber mais sobre – o patrimônio cultural das minorias, mas também aprofundar os intricados aspectos técnicos relativos ao clima, à composição material e à vulnerabilidade geral dos sítios do patrimônio cultural, das colecções e do patrimônio imaterial, em uma escala global.