LABORATÓRIO DE CONSERVAÇÃO-RESTAURAÇÃO DE DOCUMENTOS GRÁFICOS E FÍLMICOS

LOCALIZAÇÃO: 2° andar CECOR/EBA/UFMG

COORDENADOR: Profa. Márcia Almada

DOCENTES: Profa. Márcia Almada, Profa. Ana Utsch, Profa. Jussara Vitória de Freitas, Profa. Fernanda Kelly Silva de Brito.

PROFESSORA COLABORADORA: Bethania Reis Veloso 

MONITORES: monitores de graduação, bolsistas de iniciação científica, de extensão e de pós-graduação vinculados aos projetos do laboratório.

lagrafi2

GRUPOS DE PESQUISA CNPq:

– A modernidade ibero-americana, seus impérios e a capitania de Minas Gerais (séculos XVII-XIX) – Espaços, Poder, Cultura e Sociedade.

– Elementos Materiais da Cultura e Patrimônio

– NECI – Núcleo de Estudos da Cultura do Impresso

– LINHA – Grupo de pesquisa sobre o desenho e a palavra

– ARCHE- Arte, Conservação e História

OBJETIVO:

Desenvolver, apoiar e divulgar atividades de pesquisa, ensino e extensão do Curso de Conservação-Restauração de Bens Culturais Móveis e do Centro de Conservação-Restauração de Bens Culturais Móveis – CECOR no âmbito da área de Conservação-Restauração de Documentos Gráficos e Fílmicos.

Tendo em vista a grande diversidade de materiais e técnicas próprias dos bens culturais que abrangem a área de Documentos Gráficos e Fílmicos, o LaGRAFI subdivide-se em 4 setores, sendo cada um deles supervisionado por um docente do curso de Conservação-Restauração de Bens Culturais Móveis:

1 – Obras de arte sobre papel, sob supervisão da Professora Bethania Reis Veloso

2 – Documentos manuscritos, sob supervisão da Professora Márcia Almada

3 – Documentos impressos, sob supervisão da Professora Ana Utsch

4 – Fotografias e documentos fílmicos, sob supervisão da Professora Jussara Vitória de Freitas.

Confirmando a vocação multidisciplinar da área de Conservação-Restauração, o LaGRAFI objetiva, igualmente, fortalecer a interlocução interdisciplinar e interinstitucional, envolvendo pesquisadores, docentes, técnicos e discentes das diferentes áreas de alcance da sua proposta acadêmico-científica: História, Artes Visuais, Artes Gráficas, Letras, Química, Ciências da Informação, Museologia e Cinema.

ENSINO:

No âmbito de suas atividades de ensino, o LaGRAFI acolhe disciplinas práticas e teóricas da área de Conservação-Restauração de Documentos Gráficos e Fílmicos, integrando docentes, discentes e monitores, além de atender, igualmente, à demanda do Programa de Pós-Graduação.

Entendemos ainda que o estímulo à implantação de currículos fundados em atividades acadêmicas de cunho multidisciplinar permite a aproximação de estudantes vinculados às áreas e cursos distintos. Postula-se, assim, um modelo de flexibilização curricular racional, no uso dos recursos humanos disponíveis, capaz de possibilitar um atendimento academicamente sempre mais qualificado e quantitativamente mais extensivo.

COD

NOME

CARGA HORÁRIA

SEMESTRE

APL052 TECNICAS E MATERIAIS DE BENS CULTURAIS

90h

4° período
APL066 CONSERVAÇAO DE PAPEL I

45h

5° período
APL065 ENCADERNAÇÃO

30h

5° período
APL073 CONSERVAÇAO DE PAPEL II

60h

6° período
APL074 RESTAURACAO DE LIVROS E DOCUMENTOS

75h

6° período
APL083 RESTAURACAO DE OBRAS DE ARTE SOBRE PAPEL

60h

7° período
APL096 TOPICOS EM CONSERVAÇAO RESTAURACAO

15h

2°, 4°, 6°, 8° períodos
APL097 TOPICOS EM CONSERVAÇAO RESTAURACAO – A: Encadernação de Conservação

30h

5° período
APL098 TOPICOS EM CONSERVAÇAO RESTAURACAO – B

45h

5° período
APL099 TOPICOS EM CONSERVAÇAO-RESTAURACAO C: História do Livro

60h

4° período
APL089 Prática de Restauração

60h

7° período
APL99 TOPICOS EM CONSERVAÇAO-RESTAURACAO D – Manuscritos Iluminados: História e Preservação

60h

3°, 5°, 7° períodos
EBA032 Trabalho de Conclusão de Curso

120h

8° período
APL099 Conservação de Acervos Fotográficos e Fílmicos

60h

5º período
APL174 Conservação e Museus I

60h

5º período
APL175 Conservação e Museus II

60h

6º período

PESQUISA:

O LaGRAFI apoia e subsidia, nos âmbitos material, físico e técnico-científico, diferentes projetos de pesquisa desenvolvidos pelos docentes do Curso de Conservação-Restauração de Bens Culturais Móveis, abrangendo, igualmente, ações dos grupos de pesquisa vinculados, propostas de iniciação científica e pesquisas de discentes de pós-graduação. A abordagem interdisciplinar se expressa na participação dos professores do Laboratório em grupos de pesquisa vinculados a outras unidades da UFMG, e em pesquisas dos demais laboratórios do curso.

O LaGRAFI pretende ainda desenvolver atividade editorial sob a forma de cadernos técnicos, material didático, livros e revistas que contribuirão para a divulgação das pesquisas desenvolvidas pelos docentes e discentes que integram o seu projeto acadêmico-científico, além de produzir e divulgar material audiovisual que permitirá o uso na plataforma virtual moodle e em outros espaços, como ferramenta de ensino e apoio ao docente.

Atualmente o LaGRAFI em parceria com o Laboratório Memória e Cinema e o Laboratório INOVACCIO realiza documentários que utilizam as imagens do próprio acervo, realizando prática de conservação para releitura e documentação audiovisiual para toda a universidade, além da produção de material didático para as disciplinas do Curso de Especialização em Ensino de Artes Visuais do Programa de Pós Graduação da Escola de Belas Artes da UFMG.

  • Projeto “A produção de manuscritos pintados no século XVIII”, com apoio da FAPEMIG e CNPq, com a participação de alunos através de bolsas de Iniciação Científica.
  • Projeto “A materialidade dos documentos pintados”, com apoio da CAPES, que prevê, além da reflexão teórico-metodológica, a restauração de acervos documentais como ferramenta de pesquisa.
  • Projeto “Memória do Pão de Santo Antônio: imprensa tipográfica em Diamantina”, financiado pela Associação do Pão de Santo Antônio/Petrobras/FUNDEP, com a participação de alunos do curso de Conservação-Restauração através de estágios e bolsa de Iniciação Científica.

  • Projeto História do Livro e Conservação-Restauração de Acervos bibliográficos: um inventário de bibliografia material (séc. XV-XIX), com o apoio do CNPq e com a participação de alunos através de bolsa de Iniciação Científica.

  • Projeto Laboratório Memória e Cinema: Conservação preventiva e Gerenciamento da Informação, com o apoio da FAPEMIG e bolsistas de Iniciação Científica.

EXTENSÃO:

Para além do desenvolvimento de projetos de prestação de serviços na área de Conservação-Restauração de Documentos Gráficos e Fílmicos, vinculados ao CECOR, o LaGRAFI pretende fortalecer as atividades comunitárias e culturais, sob a forma de cursos de curta duração, palestras, mostras e workshops voltados à comunidade, colaborando com a ampliação do horizonte de recepção da pesquisa científica, fortalecendo a relação entre ensino, pesquisa e extensão e desenvolvendo atividades voltadas à popularização da ciência.

  • O Testamento de Martim Afonso de Sousa: tesouros do Setor de Obras Raras da UFMG”. O projeto prevê a exposição e publicação de fac-símile, com textos críticos, do Testamento de Martim Afonso de Sousa, primeiro donatário da Capitania de São Vicente, datado de 1560. O documento, em pergaminho, recebeu tratamento de conservação no CECOR, é parte do acervo do Setor de Obras Raras da Biblioteca Universitária da UFMG. Teve o financiamento do CNPq e conta com a participação de alunos da graduação do curso de Museologia

  • Plantin & Craesbeeck: um mundo sobre papel”. Pesquisa iconográfica para a exposição itinerante sobre a tipografia Plantin e as repercussões de sua atuação no mundo ibérico.

  • Museu Vivo Memória Gráfica.

Integrado ao Centro Cultural UFMG, o Museu Vivo Memória Gráfica consolidou um espaço de memória que há quatro anos se dedica à pesquisa e à divulgação das artes tradicionais do livro. Sob a forma de uma oficina tipográfica, que abrange um projeto museológico, pedagógico e editorial, ao qual se vinculam as atividades desenvolvidas pela Laboratório de História do Livro, o Museu Vivo abre, cotidianamente, as suas portas para narrar ao visitante o diálogo constituído entre patrimônio material e imaterial. Desenvolvido com o apoio da Pró-reitora de Extensão – UFMG, da Diretoria de Ação Cultural – UFMG, de parcerias interinstitucionais e com a participação de alunos de diversas áreas através de Bolsas de Extensão e Iniciação Científica.

  • Projeto Conservação do Acervo do centro de Referência do Professor, com o apoio da FAPEMIG e bolsistas de Iniciação Científica.