Primeiro do gênero no Brasil, o bacharelado em Conservação-Restauração de Bens Culturais Móveis, criado em 2008 por meio do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni)¹, que teve como principal objetivo ampliar o acesso e a permanência na educação superior, nosso curso tem por objetivo preparar profissionais para atuarem na conservação-restauração de bens culturais móveis, orientando e capacitando os alunos, no nível prático e teórico, para identificar, analisar, discutir e intervir no âmbito de diferentes categorias, tais como: conservação preventiva, pintura, documentos gráficos e fílmicos, objetos tridimensionais (escultura, mobiliário, objetos históricos, objetos arqueológicos) e têxteis.

É importante ressaltar que a graduação surgiu a partir da experiência pioneira no ensino e na pesquisa em conservação-restauração, com a criação, em 1978, do Curso de Especialização em Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis, desenvolvido na esfera do CECOR – Centro de Conservação e Restauração de Bens Culturais –, órgão complementar da Escola de Belas Artes da UFMG, constituído para apoiar e desenvolver ensino, extensão e pesquisa na área de conservação e restauração de obras artísticas e culturais.

Fiel à vocação multidisciplinar e polissêmica própria da área de conservação-restauração, o curso é fundado na interdisciplinaridade. Da maneira como foi concebido, oferece ao aluno autonomia para definir o seu percurso de formação, possibilitando a integralização curricular de diferentes atividades acadêmicas. Desta forma, oferecemos condições de acesso simultâneo ao conhecimento, às habilidades específicas e às experiências formativas.

O currículo proposto abrange várias áreas do conhecimento – das ciências exatas às humanidades – consideradas imprescindíveis para a formação do conservador-restaurador de obras de valor cultural, histórico, científico e artístico. O tempo mínimo para integralização é de 8 períodos e o máximo de 14 períodos letivos, contabilizando 2565 horas/aula (171 créditos), sendo 1305h/a compostas por disciplinas obrigatórias e 1305h/a por disciplinas optativas.

 
 

¹ Disponível em: http://reuni.mec.gov.br/o-que-e-o-reuni