LABORATÓRIO DE CIÊNCIA DA CONSERVAÇÃO

LOCALIZAÇÃO: 1° andar CECOR/EBA/UFMG

COORDENADOR: Prof. Luiz Antonio Cruz Souza

DOCENTES: Prof. Luiz Antonio Cruz Souza, Profa. Alessandra Rosado, Prof. João Cura D’ars F. Júnior, Prof. Willi de Barros Gonçalves, Prof. Alexandre Leão, Profa. Yacy-Ara Froner, Profa. Magali Melleu Sehn, Profa. Giulia Villela Giovani.

TÉCNICOS: Selma Otília e José Castro Júnior

MONITORES: monitores do 5º período do Curso

LACICOR

GRUPOS DE PESQUISA:

Rede Ciências, Tecnologia e Conservação Integrada de Bens Culturais (RECICOR);

Parceiro latino-americano do Cultural Heritage Advanced Research Infrastructures: Synergy for a Multidisciplinary Approach to Conservation/Restoration (CHARISMA).

Site: http://www.lacicor.org

OBJETIVO:

Desenvolver atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão na área de conservação-restauração de bens culturais móveis e imóveis, trabalhando de forma interdisciplinar e integrada aos outros laboratórios do Curso de Graduação em Conservação-Restauração de Bens Culturais Móveis, do CECOR/EBA, e dos laboratórios da rede RECICOR e laboratórios do SMAArt (Itália) e C2RMF (França).

ENSINO:

O Lacicor colabora com os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) – da Graduação em Conservação-Restauração de Bens Culturais Móveis, com as pesquisas desenvolvidas na Pós-Graduação da EBA/UFMG, e concursos de Pós-Graduação de outras Unidades da UFMG bem como de outras Universidades Federais de Ensino.

DISCIPLINAS

COD

NOME

CARGA HORÁRIA PERÍODO
APL 056 Fundamentos científicos da restauração

60h

3 º Período

APL 058

Conservação preventiva

75h

4 º Período

APL 059

Análise científica da obra de arte

60h

4 º Período

APL 060

Causas de deterioração de bens culturais

45h

4 º Período

EBA 032

Trabalho de Conclusão de Curso

120h

8 º Período

APL067

Exames Especiais

30h

Optativas – distribuídas ao longo do 5º, 6º, 7º, conforme área pretendida de aprofundamento

APL069

Vulnerabilidade de Materiais à Degradação

45h

Optativas – distribuídas ao longo do 5º, 6º, 7º

APL 078

Mobiliário de Reservas Técnicas e Sistemas de Embalagem, Transporte e Exposição

45h

Optativas – distribuídas ao longo do 5º, 6º, 7º

APL087

Gerenciamento de Conservação

45h

Optativas – distribuídas ao longo do 5º, 6º, 7º

APL088

Pratica de Conservação

60h

Optativas – distribuídas ao longo do 5º, 6º, 7º

PESQUISA:

O Lacicor incorporou a práxis da História da Arte Técnica nos seus principais campos de ação: conservação-restauração, autenticação, caracterização e identificação dos materiais e técnicas de obras de arte brasileiras e estrangeiras. Além disso, integra nesse campo de pesquisa, a metodologia da conservação preventiva com o propósito de ampliar a interpretação dos resultados e também para assegurar o controle de risco durante as operações de pesquisa em campo e nos laboratórios.

Essa atuação interdisciplinar foi definitivamente operacionalizada em 2001 com a criação da Rede Ciências, Tecnologia e Conservação Integrada de Bens Culturais (RECICOR). A rede possibilitou a intercâmbio de metodologias, informações, experiências e resultados de pesquisas entre os integrantes do grupo.

Através, por exemplo, do projeto de pesquisa, financiado pelo CNPQ, dos materiais e técnicas do pintor Candido Portinari, o Laboratório firmou parceria com o SMAArt, que é uma rede de cooperação de ciência e tecnologia para conservação de bens culturais pela União Europeia, consolidando seu papel de referência como centro de pesquisa nas linhas de preservação e pesquisa de materiais e técnicas pictóricas no país.

EXTENSÃO:

O Lacicor atua com consultorias técnicas de conservação-restauração de bens culturais móveis e imóveis. Execução de projetos de conservação-restauração de bens culturais móveis e imóveis. Estudo dos materiais e técnicas de obras de arte.

  • Projeto junto ao antigo Departamento de Museus e Centros Culturais (DEMU), do Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (IPHAN), atualmente Instituto Brasileiro de Museus, IBRAM, que ofereceu oficinas de formação e capacitação museológica para profissionais que atuam nessas instituições. Nesse trabalho também foram desenvolvidos pelos pesquisadores 10 Cadernos Técnicos com conteúdos sobre gestão patrimonial e conservação preventiva que foram distribuídos as instituições museológicas; Datas

  • Documentação Científica por imagem e análises físico químicas da obra de Nicolas Poussin, junto com o iLAB, intitulada Hymeneus travestido assistindo a uma dança em honra a Príapo, pertencente ao acervo do MASP Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand. Esse trabalho foi desenvolvido no ano de 2009, no âmbito das comemorações do Ano da França no Brasil, em colaboração com o C2RMF Centre de Recherche ET Restauration dês Musées de France. Os resultados desse trabalho foram imprescindíveis no suporte ao processo de restauração da obra;

  • Análise dos materiais e técnicas empregados por Portinari nos murais Guerra e Paz. Essas análises possibilitaram o diagnóstico de uma tipologia específica de deterioração provocada pelo emprego do pigmento branco de titânio anatásio. Esse trabalho envolveu alunos da graduação do curso de Conservação-Restauração de Bens Culturais Móveis e alunos da pós- graduação em Artes;

  • Conservação-restauração e transposição dos murais intitulados “Do descobrimento do Brasil ao ciclo mineiro do Café” da Artista mineira Yara Tupinambá, com a participação de alunos da graduação. Esse acervo pertence à Assembleia Legislativa de Minas Gerais. As atividades desenvolvidas durante todo o processo documentaram uma prática inédita em Minas Gerais: a transposição de um mural em azulejo. Considera-se que esse ineditismo e o sucesso dos resultados alcançados irão refletir positivamente na conscientização sobre a necessidade da proteção do patrimônio azulejar mineiro constituído, em grande parte, por obras da segunda metade do século XX.