O currículo foi elaborado para oferecer ao aluno orientação para definir o seu percurso na UFMG, aproveitando várias atividades acadêmicas para fins de integralização curricular, portanto, oferecendo condições de acesso simultâneo ao conhecimento, às habilidades específicas e a atitudes formativas na área.

A primeira etapa é composta pelos períodos iniciais, 1º ao 4º, nos quais os estudantes cursam disciplinas obrigatórias, que são essenciais para a formação do conservador-restaurador. Esses períodos são dedicados à formação básica de instrumentação e de sensibilização, voltados para a preparação acadêmica do aluno para alcançar os objetivos propostos pelo curso. No final do 4º período o aluno deverá formalizar oficialmente a escolha do percurso curricular pretendido junto ao colegiado do curso.

A segunda etapa é composta pelo 5º, 6º e 7º períodos que serão dedicados às áreas específicas da formação do conservador-restaurador. O aluno deverá optar por cursar disciplinas dos 4 Grupos entre os sugeridos.

Os Grupos sugeridos são:

Grupo 1– Conservação-Restauração de Esculturas.
Grupo 2– Conservação-Restauração Documentos Gráficos.
Grupo 3– Conservação-Restauração de Pinturas.
Grupo 4– Conservação Preventiva.

O aluno terá liberdade na composição do seu currículo, não possuindo disciplinas ou atividades obrigatórias e montará sua grade curricular de acordo com sua necessidade ou seu interesse.

A terceira etapa é composta pelo oitavo período que será dedicado à elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), um dos requisitos para a obtenção do diploma de Bacharel em Conservação-Restauração de Bens Culturais Móveis.

O tempo mínimo para integralização é de 8 períodos e o máximo de 14 períodos letivos.