Texto: Divulgação
No dia 16 de junho, das 10h às 13h, a REMIN (Rede Mineira de Conservação) realizará o lançamento da plataforma digital de acesso ao inventário do acervo do Museu da Lapinha, de Lagoa Santa, Minas Gerais. A iniciativa reúne instituições e profissionais das áreas de cultura, ciência e preservação, objetivando ampliar o acesso público ao patrimônio arqueológico da região. A plataforma permitirá consulta online, gratuita e aberta às coleções do museu, contribuindo para sua democratização. O projeto integra o programa Acervo em Rede, do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM).
O evento acontecerá no auditório da Escola Municipal Dr. Lund, em Lagoa Santa (MG), com a participação de parceiros institucionais como o Instituto Estadual de Florestas de Minas Gerais (IEF-MG) e a Urbanes Parques, responsável pela gestão do Parque Estadual do Sumidouro, onde o museu está localizado. A atividade integra a programação da Semana Lund, organizada pela Prefeitura Municipal de Lagoa Santa.
O projeto é resultado de um trabalho multidisciplinar envolvendo especialistas em Arqueologia, Antropologia Física, Paleontologia, Museologia, Documentação e Conservação digital. A iniciativa objetiva o uso qualificado do acervo por diferentes públicos, como docentes e estudantes da educação básica, ensino médio e superior, além de gestores e instituições voltadas à promoção da cultura e da ciência.
Projeto REMIN fortalece preservação e acesso a coleções
A plataforma integra o projeto “REMIN – Desenvolvimento de Protocolos para Revitalização da Infraestrutura de Preservação e Acesso de Coleções Científicas”, apoiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig). Coordenado pela pesquisadora Yacy Ara Froner Gonçalves (UFMG), a pesquisa propõe a articulação entre instituições acadêmicas e museais, com foco na melhoria das condições de guarda e documentação de acervos.
Museu Arqueológico da Lapinha
Fundado em 1972 por Mihály Bányai, o Museu Arqueológico da Lapinha é dedicado à preservação e difusão do patrimônio arqueológico da região de Lagoa Santa. Seu acervo reúne ossadas humanas, artefatos arqueológicos e materiais paleontológicos, fundamentais para o estudo da ocupação pré-histórica das Américas. A instituição desenvolve atividades educativas e científicas voltadas ao público e à comunidade acadêmica.
Lançamento da plataforma digital do Museu Arqueológico da Lapinha
Data: 16 de junho
Horário: 10h às 13h
Local: Auditório da Escola Municipal Dr. Lund – Lagoa Santa (MG)
Rua Cecília Dolabela Portela, 25, Centro. Lagoa Santa (MG)
Entrada: Gratuita
