A Prefeitura Municipal de Ouro Preto, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, convidou a Professora Yacy-Ara Froner e o Professor Luiz Souza, da Escola de Belas Artes, para a outorga da Medalha do Aleijadinho, que será concedida durante a 46ª Semana de Aleijadinho, evento que ocorre anualmente no município, em 18 de novembro — o Dia do Barroco Mineiro. A solenidade acontecerá no Santuário de Nossa Senhora da Conceição, em Ouro Preto/MG, às 19h, logo após Missa Solene.
A honraria tem por objetivo reconhecer atuações relevantes na preservação do patrimônio histórico, na valorização das artes e na promoção da cultura brasileira, com destaque para iniciativas vinculadas ao programa PAC Cidades Históricas, que beneficia Ouro Preto, reconhecida como Cidade Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Trata-se de uma tradicional forma de homenagem institucional que reforça a importância dos bens culturais e artísticos locais.
A 46ª edição da Semana de Aleijadinho integra um programa cultural que há décadas celebra o legado do escultor e arquiteto Antônio Francisco Lisboa (conhecido como Aleijadinho) e movimenta exposições, visitas guiadas, missas e oficinas em Ouro Preto. Por ocasião da edição anterior, foi divulgado que o encerramento ocorrerá no Santuário de Nossa Senhora da Conceição com o toque de sinos, a entrega das medalhas e a aposição de flores no túmulo do mestre Aleijadinho.
Essa iniciativa reforça o compromisso da Prefeitura de Ouro Preto com a cultura local, ao articular poder público, entidades de patrimônio e comunidade em torno de uma agenda que prestigia a arte barroca mineira e o patrimônio material da cidade-tombamento. O evento fortalece não apenas a memória histórica, mas também as condições para o turismo cultural e para o envolvimento de cidadãos e organizações que atuam na valorização das artes e do patrimônio.
