Texto: Divulgação
Ainda celebrando a inauguração dos novos prédios anexos à Escola de Belas Artes (EBA), o Curso de Graduação em Dança da UFMG receberá o 8º Congresso da ANDA – Associação Nacional de Pesquisadores em Dança.
O evento acontecerá entre os dias 8 e 12 de julho e espera reunir cerca de 500 artistas-pesquisadores de todo o Brasil, além dos convidados e convidadas internacionais que ocuparão mesas e palestras. A temática escolhida homenageia o recém falecido Mestre Nêgo Bispo, e dá ao congresso o título: Começo, meio e começo: ancestralidades e cosmotécnicas.
A programação prevê a apresentação de pesquisas em 11 Comitês Temáticos, Palestras Internacionais, Mesas Temáticas, Oficinas, Exposição de Pôsteres, Lançamento de Livros e Mostra Artística. A gestão atual da Associação entende que os formatos diversificados de inscrição ampliam as possibilidades de participação e encontro de pesquisadoras e pesquisadores, em diferentes etapas de suas carreiras – desde estudantes da graduação, incluindo quem não pode participar presencialmente, até pessoas com vasta experiência.
Além de professores e TAEs, cerca de 50 estudantes estão envolvidos na organização e produção do evento e têm a chance de experimentar também este lado dos bastidores, que artistas-pesquisadores precisam conhecer e praticar cada vez mais. A chefe do departamento de Artes Cênicas, professora Dra. Gabriela Christófaro, explica: “Receber o evento em nossa Unidade traz oportunidades de aprendizagem e trocas além do entendimento do que é preciso mover para a produção e o acontecimento de um evento desse porte. Para nós, este é um momento importante e que merece ser celebrado”.
Na Universidade, um cortejo receberá os participantes e convidados no auditório do prédio de engenharia para o cerimonial e conferência de abertura com a pesquisadora mexicana Dra. Margarita Tortajada Quiroz. Puxado pelos tambores dos professores parceiros Gil Amâncio e Jalver Bethônico, esse movimento de boas-vindas incluirá a comunidade da Dança da UFMG e contará com uma benção da Rainha Belinha da Tradição Congada mineira. Já a Mostra Artística terá o Teatro Francisco Nunes como palco de abertura com a apresentação dos artistas locais Maurício Tizumba e Júnia Bertolino. Ao longo do evento serão apresentados mais de 300 trabalhos de pesquisa entre apresentações orais, artísticas e pôsteres. A prof. Dra. Maria Aparecida Moura, que integra a comissão coordenadora da Formação Transversal em Saberes Tradicionais da UFMG é a convidada para a conferência de encerramento.
Este ano também haverá uma mesa especial, intitulada ‘SOS Dança e Teatro’, encabeçada por representantes da ANDA, que convoca toda a comunidade para o debate sobre a Prova Nacional Docente (PNC), a qual excluiu essas duas áreas — apesar de sua legitimidade como campos de conhecimento ser ampla e legalmente assegurada. Além disso, o Brasil conta atualmente com cerca de 50 cursos superiores em Dança, dos quais aproximadamente 70% são Licenciaturas, que anualmente formam profissionais preparados para ingressar na carreira docente.
Vários espaços da Escola de Belas Artes e da Universidade serão utilizados para acolher todas as atividades. A professora Dra. Graziela Andrade do curso de Dança da UFMG, e que integra a atual diretoria da ANDA, destaca os esforços da organização “A ANDA vem crescendo exponencialmente e para nós o evento começou há 8 meses atrás quando começamos a nos organizar. Tem sido um trabalho hercúleo de gente séria e dedicada que acredita muito no que faz e que deseja e trabalha para que o Campo da Dança seja conhecido e reconhecido em suas especificidades e potências dentro e fora da universidade. O saber do corpo em movimento é ancestral, e temos muito a contribuir com a sociedade e com outras áreas de pesquisa.”
A participação no 8º Congresso da ANDA, acontece mediante inscrições. Demais informações e a programação completa pode ser conferida através do site e das redes oficiais da Associação.
8º Congresso da ANDA (Associação Nacional de Pesquisadores em Dança)
Tema: Começo, meio e começo: ancestralidades e cosmotécnicas.
Mais informações sobre a ANDA: https://portalanda.org.br/
@portalanda
