Texto: Divulgação
Ainda celebrando a inauguração dos novos prédios anexos à Escola de Belas Artes (EBA), o curso de graduação em Dança da UFMG receberá o 8º Congresso da Anda – Associação Nacional de Pesquisadores em Dança. A UFMG sediará pela primeira vez o maior congresso brasileiro do campo, do dia 8 a 12 de julho, quando espera reunir cerca de 500 artistas-pesquisadores de todo o Brasil, além dos convidados internacionais que ocuparão mesas e palestras. A temática escolhida homenageia o recém falecido Mestre Nêgo Bispo, e dá ao congresso o título: Começo, meio e começo: ancestralidades e cosmotécnicas.
As inscrições estão abertas até 30 de maio e poderão ser feitas pelo site do Congresso.
A programação prevê a apresentação de pesquisas em 11 comitês temáticos, palestras internacionais, mesas temáticas, oficinas, exposição de pôsteres, lançamento de livros e mostra artística. A gestão atual da Associação entende que os formatos diversificados de inscrição ampliam as possibilidades de participação de pesquisadoras e pesquisadores, desde estudantes da graduação, incluindo quem não pode participar presencialmente.
“Receber o evento em nossa Unidade traz oportunidades de aprendizagem e trocas além do entendimento do que é preciso mover para a produção e o acontecimento de um evento desse porte. Para nós, este é um momento importante e que merece ser celebrado”, avalia a chefe do departamento de Artes Cênicas da UFMG, professora Gabriela Christófaro.
Outro destaque desta edição do Congresso Anda é a parceria com o Festival de Inverno da UFMG. Após a seleção dos trabalhos que irão integrar a mostra artística, uma curadoria coletiva será realizada para que outros espaços da cidade também possam receber os vídeos, performances e espetáculos de dança que irão integrar também a programação do Festival. Para a professora Raquel Pires Cavalcanti, integrante da comissão artística local, “essa parceria possibilita a ampliação do público apreciador, além de dar aos artistas a chance de levar sua obra para além da universidade”.
O Teatro Francisco Nunes foi o escolhido para ser o palco de abertura da mostra, e contará com a apresentação dos artistas Gil Amâncio – ator, percussionista, dançarino e professor do curso de graduação em Teatro da UFMG – Rui Moreira, dançarino e presidente nacional da Funarte, Guda, percussionista, ator e dançarino, além de outras convidadas, que apresentarão uma criação inédita feita exclusivamente para o evento, revivendo o encontro desses três artistas na década de 1990 como fundadores da Cia Seráque?, em Belo Horizonte.
8º Congresso da Anda (Associação Nacional de Pesquisadores em Dança)
Tema: Começo, meio e começo: ancestralidades e cosmotécnicas
Data: 8 a 12 de julho
