Extensão

Serelepe briquedorias sonoras e cênicas – Coordenação: Professor Eugênio Tadeu

Projeto de extensão, pesquisa e ensino que teve início em 2005 com o programa de rádio “Serelepe: uma pitada de música infantil”. Os programas de rádio eram elaborados pela equipe do projeto e por estudantes de vários cursos da UFMG e veiculados pela Rádio UFMG Educativa. Além do programa de rádio, o projeto abarcou: as disciplinas na graduação em Teatro “Programa de rádio Serelepe” e “Jogos tradicionais no teatro” e também propiciou a criação do grupo cênico musical “Serelepe”. O projeto terminou em setembro de 2021.

Integrantes que iniciaram a proposta: Cris Lima, Gabriel Murilo, Reginaldo Santos e com os trabalhos técnicos, no estúdio da rádio UFMG, de Cláudio Zazá. Coordenação: Eugênio Tadeu

Links de acesso: www.programaserelepe.blogspot.com

Teatre: processo criativo em Artes Cênicas – projeto de extensão com foco em pessoas trans, travestis – Coordenação: Professor Ricardo Carvalho

O projeto conta com três módulos, (1) eu, (2) outre, (3) espaço e tem como professoras, duas bolsistas travestis do curso de graduação em Teatro da EBA/UFMG. Além de discutirmos política-social-culturalmente a invisibilidade de pessoas trans, travestis e transformistas na produção acadêmica, a proposta vem tensionar o espaço da arte na acadêmica, ao romper com uma estética com traços coloniais, heterossexual, machista e branco, propondo oficina de criação teatral a partir de uma estética não-cisheteronormativa. 

Links de acesso: https://www.instagram.com/teatreprocessoscriativos/

LACE – Laboratório de Aprendizagem Cênica – Coordenação: Professor Ricardo Carvalho

O Laboratório de Aprendizagem Cênica surge da necessidade de investigar a aprendizagem da docência em teatro junto de licenciandos participantes de projetos de ensino e extensão, assim como em nível de Pós-Graduação (mestrado e doutorado), em projetos voltados para o ensino de teatro na escola e na comunidade. Nesse sentido, debruçar sobre os modos de aprendizagem do teatro no interior de comunidades de prática é expandir as fronteiras existentes entre o teatro realizado por grupos e o teatro ensinado na escola ou fora dela, visando que as práticas realizadas ora em um campo ora noutro possam ser entendidas como sendo parte de um único campo que tem o teatro (criação/aprendizagem) como lócus de saber.

Links de acesso: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/322347

Arte em Conexão – Coordenação: Professora Mariana

Imagem Arte em Conexão.png
Sua trajetória teve início em 2016, com a escrita do livro didático Arte de Perto aprovado pelo Plano Nacional do Livro Didático – PNLD 2018 para o Ensino Médio. Desde então, dedica-se à criação e escrita de coleções para o Fundamental I, Fundamental II e Ensino Médio, publicados por editoras de referência na área.escolar brasileiro. Em 2022, iniciamos a produção de obras teatrais com a estreia do Macbeth 22 que fez temporada na FUNARTE MG, participou do Festival de Verão da UFMG e do Festival Mulheres em Cena da Pierrot Lunar

Links de acesso: www.arteemconexao.com.br

Programa Mirante (C E N E X / F A L E / U F M G) – Coordenação: Professora Elen de Medeiros

O programa busca fomentar a fruição das artes cênicas, por meio de ações que visam à ampliação, diversificação e qualificação do público dessa área. Centrado em formar novas plateias e valorizar o ato do espectador, o Mirante realiza atividades de mediação teatral e recepção crítica.

Integrantes 2023: Elen de Medeiros (Coordenadora). Tereza Virgínia Ribeiro Barbosa: (professora do curso Recepção Teatral e Estudos do Espetáculo). Heloisa Marina (colaboradora). Bolsistas de extensão: Raquel Chamon e Guilherme Luz.

Links de acesso: https://programamirante.wixsite.com/sitehttps://www.instagram.com/mirante.programa/

Dança para Ouvir e PensarCoordenação: Arnaldo de Alvarenga

“Dança para ouvir e pensar” é um programa de Rádio veiculado desde 2014. Com o apoio da Rádio UFMG Educativa 104,5 FM, o Colegiado do curso de Graduação Licenciatura em Dança da Escola de Belas Artes da UFMG abraçou a proposta a partir de um projeto orientado pelo professor Dr. Arnaldo Leite de Alvarenga. Tem o objetivo de propor aos ouvintes de rádio elementos críticos acerca da arte da dança. Pautando assuntos variados e artistas com abordagens diversas, além de formar público, trata a Dança como área do conhecimento acadêmico, realizando traduções entre Universidade, o campo da dança artística e a comunicação social.

Deixe um comentário