Corpo Docente

Antônio Hildebrando

Ator, diretor, dramaturgo e professor universitário. Mestre em Letras, Doutor em Literatura Comparada. Professor Titular da Universidade Federal de Minas Gerais, atua no Curso de Graduação em Teatro da Escola de Belas Artes.Vice líder do LECA- Laboratório de Experimentação e Criação Artística. Membro do NELAP – Núcleo de Estudos em Letras e Artes Performáticas. Colaborador do Grupo Oriundo de Teatro.

Arnaldo Leite de Alvarenga (Arnaldo Alvarenga)

Formação em Dança no Trans-Forma Centro de Dança Contemporânea (BH – MG); Leitura Corporal (Fisiognomonia) pelo Núcleo de Terapia Corporal (BH – MG). Graduação em Geologia (IGC – UFMG); Mestrado e Doutorado em Educação (FAE – UFMG). Docente das Graduações de Teatro e de Dança e da Pós-Graduação em Artes – PPGArtes (EBA-UFMG). Coordenador do Grupo de Pesquisa Artes e Experiência Interartes na Educação (CNPq). Tem livros e artigos publicados no campo dos Estudos Corporais e Memória e História da Dança no Brasil.

Bya Braga (Maria Beatriz Braga Mendonça)

 Bya Braga no espetáculo Ô, bença!
Crédito Alexandre Brum Correa

Professora Associada do Departamento de Artes Cênicas. Orientadora de TCCs, ICs, Mestrados e Doutorados. Doutora em Artes Cênicas (UNIRio) com pesquisa-criação no Centro MOVEO de teatro físico (Barcelona-ES). Pós-doutora em Estudos da Performance (NYU-EUA) com pesquisa-criação na Cia. l’Ange Fou (EUA). Pesquisa cena física, mascaramento e teatro de tradição popular. Líder do Grupo de Pesquisa LAPA-UFMG/CNPq. Pesquisadora do CNPq. Atriz e diretora teatral. Autora de diversas publicações no campo cênico.5. Canais de acesso (link) à produção intelectual e artística de vocês (site, twitter, blog, instagram, canal do youtube, podcast, curricula lattes, etc).@byaprofessorinha@lapa.ufmg

  • Área de atuação no curso de Teatro: Improvisação não verbal, atuação, teatro físico, máscara, teatro de tradição popular, processo criativo, prática de criação/direção.
  • Canais de acesso: @teatroavendahttp://lattes.cnpq.br/9423809653679928 ; YouTube: Programa de Pós-Graduação em Artes – EBA – UFMG

Ed Andrade

Ed Andrade é arquiteto, cenógrafo e pesquisador do espaço cênico. Possui Mestrado em Artespela UFMG e Doutorado em Artes Cênicas pela UNIRIO, com sanduíche na Columbia University, EUA.Já desenvolveu mais de setenta trabalhos profissionais de cenografia e iluminação cênica, tendo recebido diversas premiações em sua área. Suas pesquisas têm como foco principal a performatividade do dispositivo cenográfico.

  • Área de atuação no Curso de Teatro: Realização plástica e técnica da cena – cenografia, iluminação e figurino  

Elen de Medeiros

Professora de Literatura e Teatro na Faculdade de Letras da UFMG. Mestre e doutora em Teoria e História Literária pela Unicamp. Realizou pesquisas de pós-doutorado na USP (2010-2012/2014) e na Université Sorbonne Nouvelle (2021-2022). Atualmente, é diretora do Acervo de Escritores Mineiros, ligado à Faculdade de Letras da UFMG. Trabalha com dramaturgias modernas e contemporâneas, história e teoria do teatro. Autora do livro Formulações do trágico no teatro de Nelson Rodrigues, publicado pela Editora UFMG em 2022. É bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 2.  

Ernani de Castro Maletta

Diretor cênico e musical, ator, cantor e professor titular do Curso de Graduação  em Teatro da UFMG. Doutor em Educação, é uma referência no que diz respeito aos estudos sobre as interações entre Teatro e Música, Diretor cênico e musical, ator, cantor e professor titular do Curso de Graduação  em Teatro da UFMG. Doutor em Educação, é uma referência no que diz respeito aos estudos sobre as interações entre Teatro e Música, bem  sobre o tema da polifonia cênica. É autor do livro Atuação Polifônica: princípios e práticas, no qual registra uma peculiar metodologia por ele criada para a prática do canto e da execução instrumental na cena teatral. Vem atuando ativamente na Itália desde 2010, ao lado da renomada artista e pesquisadora italiana Francesca Della Monica, com quem realizou dois projetos de pós-doutorado (2010/2011; 2019/2021), fundamentando e organizando uma metodologia polifônica para o trabalho vocal e musical cênicos. É reconhecido pela intensa atuação na formação de atores e na criação de espetáculos de Teatro, em âmbitos nacional e internacional. Nos últimos anos, destaca-se sua atuação na dramaturgia musical de tragédias gregas produzidas no Teatro Greco di Siracusa/Itália, tornando-se o primeiro – e, até então, único – brasileiro a participar da equipe de criação de um espetáculo produzido nesse espaço, que é o maior exemplo da arquitetura teatral do ocidente

Eugênio Tadeu

Professor aposentado da Escola de Belas Artes-UFMG. Integrante do Grupo Serelepe. Membro do Movimento da Canção Infantil Latino-americana e Caribenha–MOCILyC, da Rede Voz e Cena, da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-graduação em Artes Cênicas–ABRACE e do MOVMI–Movimento Música e Infância. Doutor em Artes–USP. Mestre em Educação–UFMG e Pós-Doutor-UMINHO. Foi integrante e fundador do Duo Rodapião e do Pandalelê: Laboratório de brincadeiras CP-UFMG.

Heloisa Marina

Atriz, pesquisadora, produtora e professora de teatro nos cursos de graduação e pós-graduação da Escola de Belas Artes/UFMG. Atua no campo da gestão e produção teatral, diversidade, políticas culturais e atuação cênica no contexto latino-americano. A dupla condição de artista e produtora marca sua trajetória profissional: fundadora de dois grupos, a Cia Entrecontos, (vinculada de 2006 a 2019) e a Dearaquecia (2007 a 2015), nos quais foi gestora financeira, representante comercial (participando de feiras de negócios no Brasil, Argentina e Chile) e redatora de projetos. Como atriz se apresentou em diversos espetáculos no Brasil e em países como Argentina, Chile, Peru, México e Espanha.

Marcos Antônio Alexandre 

Professor Titular da UFMG, onde atua na graduação e na pós-graduação do curso de Letras e ministra disciplinas no curso de Teatro. É bolsista 1C do CNPq, integrante cofundador do Mayombe Grupo de Teatro (1995). Publica e desenvolve pesquisas sobre literaturas hispânicas, performance, teatro latino-americano e teatros negros. Entre os livros publicados e organizados, destaca-se: O teatro negro em perspectiva: dramaturgia e cena negra no Brasil e em Cuba (Malê, 2017).

Mariana Lima Muniz

É atriz, diretora teatral e Professora Titular na Pós-graduação em e na Graduação em
Teatro da UFMG. Fez o Pós-Doutorado na Universidad de Buenos Aires com Jorge
Dubatti. É doutora em Teatro pela Universidad de Alcalá e graduada em Interpretação
Gestual pela RESAD (Espanha). Trabalhou como diretora e/ou atriz com diversos
coletivos: Grupo Galpão, Uma Companhia, Jogando no Quintal, Cia. Bárbara, Galpão
Cine-Horto, Impromadrid e Toda Deseo. É autora do livro Improvisação como
espetáculo (Editora UFMG); Coautora dos livros Arte de Perto (Leya), Rumos da Arte
(SM) e #Novo Ensino Médio (Scipione) e Pedagogia das Artes Cênica I e II (CRV). É
criadora do FIMPRO – Festival Internacional de Improvisação e coordenadora
pedagógica da Formação em Teatro Digital do Teatro em Movimento. Oferece oficinas,
conferências e palestras sobre Teatro Digital e sobre Improvisação em diversas cidades
do Brasil e no exterior. Atualmente, está em circulação como atriz com o espetáculo
Macbeth 22.

Marina Marcondes Machado

 Crédito Lucio Honorato

É pesquisadora das relações entre teatro e infância desde a década de 1980. Ensinou teatro para crianças e jovens por dezesseis anos, graduou em Psicologia, fez o Mestrado em Artes e o Doutorado em Psicologia da Educação. Publicou seis livros e diversos artigos tematizando seu percurso intelectual e artístico. Trabalha na graduação em Teatro da UFMG desde 2012.

Maurilio Rocha

Desde 2003 é professor do Departamento de Artes Cênicas da Escola de Belas Artes da UFMG, onde leciona na graduação em Teatro com  ênfase nos estudos e práticas da voz, do som e da música no Teatro e na Licenciatura e também na pós-graduação (Mestrado e Doutorado em Artes) na linha de pesquisa Ensino-Aprendizagem em Arte.  Realizou seus estudos artísticos na Fundação de Educação Artística em Belo Horizonte e na Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais. Realizou estágios de Pós-doutorado na Escola de Teatro e Cinema do Instituto Politécnico de Lisboa (2008-2009), na Universidade Nova de Lisboa (2008-2009) e na Universidade Anhembi Morumbi – SP (2021-2022). Autor de livros didáticos de Arte para a educação básica e compositor de trilha sonora para Teatro.  

Mônica Medeiros Ribeiro

Atriz e artista de dança. Professora da área de Estudos Corporais e Pesquisa em Artes Cênicas do Curso de Graduação em Teatro. Doutora em Artes-PPG Artes da EBA/UFMG. Possui Graduação e Mestrado em Letras/UFMG. Especialista em Neurociências e Comportamento pelo /ICB-UFMG e Neuropsicologia pela FUMEC. Professora permanente da Pós-Graduação em Artes da Escola de Belas Artes da UFMG . Pesquisa processos de criação em artes da cena, improvisação em dança; práticas do corpo e epistemologias nas artes e humanidades. Coordenadora do LECAC – Laboratório de Estudos do Corpo nas Artes da Cena.

Paulo Bio Toledo

Doutor em Artes Cênicas pela Universidade de São Paulo (2018), com estágio no Instituto de História Contemporânea (IHC) da Universidade Nova de Lisboa. Professor de Literatura e Teatro da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Coordenador do Núcleo de Estudos em Letras e Artes Performáticas (NELAP) da Faculdade de Letras da UFMG e do CNPq.

Ricardo Carvalho de Figueiredo

Professor Associado da Universidade Federal de Minas Gerais (curso de Graduação em Teatro e Pós-Graduação em Artes/UFMG). Trabalha na formação de professores de Teatro para a educação básica, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores de teatro; aprendizagem no campo das artes cênicas; gênero e diversidade; habilidades sociais; paz. É lider do grupo de pesquisa: Laboratório de Aprendizagem Cênica (LACE) – CNPq. É coordenador do projeto de Extensão TEATRE: processos formativos em Artes Cênicas (com foco em pessoas trans).

  • Área de atuação no curso de Teatro: Licenciatura e formação: Pedagogia do Teatro; Teatro na escola; Teatro na educação não-formal.
  • Canais de acesso: http://lattes.cnpq.br/9728770669406605

Rita Gusmão

Doutora em Arte pela Universidade de Brasília (2014); Mestra em Multimeios, pela Unicamp (2000); Graduada em Educação Artística pela Universidade de Brasília (1994). No Departamento de Artes Cênicas participa das modalidades de Bacharelado e de Licenciatura (desde 2002). Atua na Pós-Graduação desde 2015, no Mestrado Profissional em Artes. Atua nas áreas de Teatro, Performance e Videoarte (desde 1988). Desenvolve trabalhos como atriz, diretora, contadora de histórias, produtora de espetáculos e eventos artísticos culturais e gestora cultural (desde 1994). Desenvolve a palhaça Colibri (desde 1996). Lidera o LECA – Laboratório de Experimentação e Criação em Artes Cênicas / CNPq (2015).

Tânia Mara Silva

Artista Plástica, Bailarina, Maître de Balé, Coreógrafa, Preparadora Corporal, Pesquisadora. Professora
Adjunta do Departamento de Artes Cênicas. Mestrado e Doutorado PPGArtes – EBA/UFMG, Pós-Doutorado
em Artes Cênicas PPGAC– UNIRIO. Pesquisadora Coordenadora do Grupo de Estudos Corporais em Arte
Cênicas: preparação, reflexão, transformação – GECAC/CNPq.

Vinícius da Silva Lírio

Encenador, ator, performer e professor de Teatro, além de mestre e doutor em Artes Cênicas. Atua e desenvolve pesquisas abraçadas pelos seguintes temas: teatro, encenação contemporânea, performance, poéticas híbridas, pedagogias de teatro, estudos culturais, decolonialidade, poéticas da sala de aula e metodologia cartográfica. É líder do grupo de pesquisa EPART – Educação, Poéticas Artísticas e Cultura. Autor dos livros Bença às Teatralidades Híbridas: o movimento cênico transcultural do Bando de Teatro Olodum (2014), Cartografia de Poéticas Híbridas: entre rastros de encenações à margem (2019) e Criar, performar, cartografar: poéticas, pedagogias e outras práticas indisciplinares do teatro e da arte (2020).