TEATRO NA ESCOLA DE BELAS ARTES

LINHA HISTÓRICA

1990 _ A formação docente em teatro na cidade de Belo Horizonte ainda não havia tomado lugar na universidade. Havia uma discussão liderada por professores do Teatro Universitário da UFMG (T.U), sobre a criação de um curso superior de teatro. Foi entregue um projeto de criação para o curso superior do teatro à Reitoria da UFMG, elaborado pelos professores do T.U, Otávio Cardoso e Paulo César Bicalho e pela estudante do curso Maria Beatriz Braga Mendonça (Bya Braga), na época também graduanda do curso de Terapia Ocupacional. Este projeto não ganhou força nas instâncias deliberativas da universidade, só uma década mais tarde é que elegeram uma comissão interna.

1994 _ A Universidade Federal de Uberlândia era a única instituição pública que oferecia licenciatura em Educação Artística com habilitação em Artes Cênicas no Estado de Minas Gerais, data de sua criação.

1996 _ A Reitoria criou uma comissão para avaliar a proposta de criação do curso de graduação em Artes Cênicas composta por professores de áreas diversificadas dentro da academia, presidida pelo professor Ricardo Fenati, da FAFICH. Foi a partir desta ocasião é que as discussões institucionais dentro da UFMG ganharam projeções.

1998 _ Foi designado pela Reitoria a Comissão para concluir o processo de criação da Graduação em Artes Cênicas, composta pelas professoras Lêda Martins e Sara Rojo, da Faculdade de Letras e pelo professor Fernando Mencarelli, do T.U (Teatro Universitário) e com a assessoria da professora Bya Braga, docente no T.U na época.

1999 _ Implantação do curso, nas modalidades Bacharel e Licenciatura em Artes Cênicas.

2002 _ Houve uma primeira avaliação do Curso na qual os alunos de Licenciatura mencionaram a necessidade de haver um maior número de professores efetivos nas disciplinas desta modalidade. Foram apontadas necessidades de estabelecer parcerias para estágios, por meio de convênios com escolas, apoio aos projetos desenvolvidos pelos alunos e para projetos desenvolvidos fora da escola, que fosse feito o aproveitamento como crédito para os alunos.

2005/2006 _ Essas reinvindicações foram atendidas por meio de ajuste no currículo, seguido de uma reforma curricular, estas foram realizadas por uma comissão envolvendo os docentes Arnaldo Alvarenga, Fernando Mencarelli, Luiz Otávio Carvalho e Rita Gusmão. Além das reinvindicações dos alunos, levou-se em consideração experiências do corpo docente e as exigências do Ministério da Educação.

Nesta reforma aprovou-se a mudança do nome do curso de graduação, que passou a se chamar Curso de Graduação em Teatro da Escola de Belas Artes da UFMG.

2009 _ O Curso de Graduação em Teatro comemora 10 anos de existência.

2018 _ O Curso de Graduação em Teatro comemora 19 anos de existência.

A Resolução Complementar 02/2018 do Conselho Universitário, criou em 13 de Maio de 2018, o Departamento de Artes Cênicas, congregando os docentes de Teatro e de Dança.

Deixe um comentário