Perguntas Frequentes

Qual a duração do curso?

2 anos

Há pagamento de bolsa para os alunos?

Não

Qual o preço da mensalidade?

Não há mensalidade. O curso é gratuito, pois trata-se de um convênio entre UFMG, a Universidade Aberta do Brasil – UAB, MEC e Prefeituras

O curso habilita o aluno a ministrar aulas de Artes Visuais?

Não, pois não é um curso de Licenciatura em Artes Visuais.

O curso tem quantos encontros presenciais? Qual a duração dos encontros?

Os encontros presenciais são mensais, aos sábados, e tem duração em média de 6 horas

Onde acontecem as ofertas do curso?

Em cidades de Minas Gerais, exceto Belo Horizonte.

Quais os polos onde o curso já foi oferecido?

Araçuaí, Araxá, Bom Despacho, Campos Gerais, Conceição do Mato Dentro, Confins, Conselheiro Lafaiete, Contagem, Corinto, Formiga, Governador Valadares, Ipanema, Itabira, Jaboticatubas, Juiz de Fora, lagoa Santa, Teófilo Otoni, Tiradentes e Uberaba.

Quais são os critérios para seleção de alunos?

Graduação em Curso Superior de Graduação em qualquer área, reconhecido pelo MEC e processo seletivo.

O processo seletivo será dividido em 2 (duas) etapas, sendo a primeira eliminatória e a segunda classificatória:

1ª etapa – Prova Escrita constando de questões que irão avaliar o conhecimento sobre o ensino de artes visuais e suas especificidades – Bibliografia indicada em Edital de Seleção.

2ª etapa – Avaliação do Currículo e Carta de Intenções

No caso de empate o critério utilizado para desempate será: A) a experiência em docência comprovada e experiência docente e/ou profissional na área de artes; B) formação na área de artes; e C) candidato de maior idade.

Como obter a declaração de presença nos encontros presenciais?

O aluno deve solicitar a declaração de presença, via email da Secretaria CEEAV: cespea@eba.ufmg.br , até a quarta-feira que antecede ao encontro presencial. A declaração de presença será entregue ao aluno após a finalização do encontro presencial.

Como fazer o pedido de aproveitamento de créditos?

Os alunos do Curso de Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas – CEEAV, do Prgrama de Pós Graduação em Artes – PPG Artes, da Escola de Belas Artes – EBA/ UFMG, modalidade a Distância, poderão solicitar aproveitamento de créditos para as disciplinas cursadas e aprovadas em ofertas anteriores do mesmo Curso ou caso exista a equivalência da disciplina.

Somente podem ser computadas as disciplinas que tenham sido cursadas até 2 anos antes da data da solicitação.

A comprovação dos créditos será realizada pelo Histórico Escolar, que será anexado à solicitação do aluno pela Secretaria do CEEAV e/ou documento datado e assinado pelo ofertante da referida disciplina.

Os pedidos de aproveitamento serão analisados pela Coordenação do Curso e pelo Colegiado de Pós-graduação.

O aluno deverá enviar o formulário que está disponível no site, devidamente preenchido e assinado, para a Secretaria CEEAV/ PPG Artes/ EBA/ UFMG.

IMPORTANTE: Os alunos que solicitarem aproveitamento de crédito continuarão realizando as atividades do curso atual, até que recebam a confirmação do aproveitamento dos créditos solicitados. Além disso, a solicitação de aproveitamento deverá ser realizada antes do inicio da disciplina solicitada.

Qual o procedimento para solicitar o certificado de conclusão do curso?

Após a submissão da monografia devidamente corrigida, no Repositório UFMG: https://repositorio.ufmg.br/ para requerer o certificado o aluno deverá:

a) Preencher o requerimento próprio de solicitação de Certificado, com letra de forma legível (não abreviar nenhum nome);

b) Providenciar cópia xerox dos documentos que se encontram indicados no requerimento;

c) Anexar o Termo de Autorizacao relativo ao depósito e disponibilização de trabalhos acadêmicos_Repositório UFMG as cópias dos documentos e encaminhar à Secretaria do CEEAV . Após a entrega da documentação, o aluno receberá um e-mail (protocolo) que funciona como uma garantia de que tal procedimento foi efetuado. Por isso, não perca o documento de protocolo. O prazo médio para entrega do Certificado, após o pedido, é de aproximadamente 12 meses.