V Encontro Latino-Americano de Investigadores(as) sobre Corpos e Corporalidades nas Culturas

Sobre o evento

V ENCUENTRO LATINOAMERICANO DE INVESTIGADORES/AS SOBRE CUERPOS Y CORPORALIDADES EN LAS CULTURAS

10 a 14 de novembro de 2024

Belo Horizonte, Brasil

Os recentes giros afetivos, ontológicos e corporais nas Ciências Humanas nos propõem novos olhares sobre o problema dos corpos e corporalidades na vida social, alimentando questões que desde muito tempo nos acompanham em diversos campos de estudos, como da Arte, da História, das Ciências Sociais, Saúde e Educação.

Em 2012, antropólogos de diferentes universidades latino-americanas, que vinham coordenando e/ou participando de espaços de debate e pesquisas de e desde os corpos e corporalidades, decidiram impulsionar uma rede interinstitucional, desenvolvendo uma página web para promover o intercâmbio acadêmico mais horizontal e participativo, assim como a difusão geral de investigações nesse campo: a Rede de Antropologia de e desde os Corpos.

Desde então, a Rede apoia colóquios, conferências, jornadas e seminários na América Latína, assim como propõe estratégias de divulgação científica, passando a propor o Encuentro Latinoamericano de Investigadores sobre Cuerpos y Corporalidades en las Culturas a cada três anos. Neles se enfatiza a diversidade de formas de apresentação das pesquisas – não apenas nas modalidades tradicionais orais, mas também em oficinas, performances ou pôsteres.

O I Encuentro, em 2012, foi realizado na Faculdade de Humanidades e Artes da Universidade Nacional de Rosário – Argentina. O II Encuentro teve a organização da Rede Colombiana de Investigadores/as sobre “El Cuerpo” e foi realizado em Bogotá, em 2015. No III Encuentro, de 2018, com sede na Universidade Nacional Autônoma do México e no Museu Nacional das Culturas do Mundo, na Cidade do México, houve uma assembleia importante que mudou o nome da Rede de Antropologia de e desde os Corpos para Rede de Investigação de e desde os Corpos, visando abranger o caráter inter e transdisciplinar que os Encuentros tinham tomado. O IV Encuentro, sediado na Universidade Mayor San Marcos, de Lima – Peru, ocorreu em 2021, sob a situação de emergência sanitária da pandemia de SARS-COVID-19, por isso em formato remoto.

Com este V Encuentro nos propomos a discutir o papel dos corpos e corporalidades nas culturas desde premissas de uma bússola ética, de inteligências e poderes cognitivos igualitários, desde suas múltiplas vozes, desejando a construção e consolidação de práticas democráticas, contra coloniais e planetárias. Nesse contexto, os saberes emancipatórios de e desde os corpos e corporalidade nos proporcionam possibilidades de imaginar outras perguntas, partindo da construção de vínculos entre diferentes modos de existência, entre a razão, os sentimentos, o desejo, as práticas e lutas sociais.

Convidamos investigadoras/es, artistas e ativistas a participar do V Encuentro Latinoamericano de Investigadoras/es sobre Cuerpos y Corporalidades en las Culturas, que será realizado em Belo Horizonte – Minas Gerais/Brasil, na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), de 10 a 14 de novembro de 2024, apresentando os resultados de suas investigações acadêmicas, criativas e sociais sobre o tema.

A apresentação de trabalhos poderá ser feita em três modalidades vinculadas às sessões de Grupos de Trabalho (ou seja, nas salas onde estarão funcionando cada GT):

Exposição oral: até 20 minutos de exposição oral, podendo haver compartilhamento de imagens por meio de projetor. Exposição performática: até 20 minutos de exposição em performance, podendo haver compartilhamento de som e imagem. Audiovisual: até 20 minutos de exibição de audiovisual (etnodoc, video art ou outras modalidades de compartilhamento de investigação em vídeo).

Outras duas modalidades de participação serão possíveis e integrarão diferentes eixos de atividades da programação do V Encuentro: Performance, intervenção ou desmontagem cênica: até 30 minutos de ação ao vivo em diferentes espaços da universidade ou outros espaços culturais da cidade de Belo Horizonte (a depender da disponibilidade de espaços e das necessidades técnicas do trabalho). Sinalizar a necessidade de recursos técnicos, como projeção de imagens, execução de trilha sonora, etc. Oficinas: poderá ter duração total de 1h30min ou de 3h de proposição de práticas acerca do tema investigado. As oficinas com duração de 1h30min acontecerão das 9h às 10h30min e das 11h às 12h30min. As oficinas com duração de 3h acontecerão das 9h às 12h, podendo utilizar 30 minutos de intervalo, caso seja necessário. Sinalizar a necessidade de recursos técnicos, como projeção de imagens, execução de trilha sonora, etc. Quaisquer materiais necessários para além dos recursos técnicos deverão ser providenciados pela(o) ministrante e informado à organização do evento. Ao realizar a inscrição em uma destas duas modalidades, os participantes devem indicar no campo Área Temática a respectiva modalidade.

Inscrições e mais informações no site: https://www.even3.com.br/vencontrocorposbrasil2024/
Divulgado resultado da análise das Inscrições do Processo Seletivo PPGARTES 2024 após recursos
Divulgada Comissão de Avaliação do Processo Seletivo PPGARTES 2024 e declarações de não impedimento