CORPO DOCENTE

Ensino-aprendizagem em Arte

Profa. Dra. Ana Cristina Carvalho Pereira
Departamento de Artes Cênicas da EBA/UFMG
Campo de Trabalho: a) Ensino de Dança no contexto formal e não-formal; b) Formação de professores de Dança tanto inicial, quanto continuada; c) Experiências que contemplem processos de ensino-aprendizagem em Dança. Site: dancaufmg.wix.com/gestoLab

Prof. Dr. Arnaldo Leite de Alvarenga
Departamento de Artes Cênicas da EBA/UFMG
Campo de Trabalho: a) Ensino de Dança no contexto formal e não-formal; b) Formação de professores de Dança inicial e continuada; c) Experiências que contemplem processos de ensino-aprendizagem em Dança.

Profa. Dra. Gabriela Córdova Christófaro
Departamento de Artes Cênicas da EBA/UFMG
Campo de trabalho: a) Ensino-aprendizagem de Dança; b) Abordagens somáticas e metodologias para o ensino-aprendizagem de dança; c) Políticas do corpo em processos artísticos e docentes; d) Políticas públicas em Arte e Educação.

Profa. Dra. Lucia Gouvea Pimentel
Departamento de Artes Plásticas da EBA/UFMG
Campo de Trabalho: a) Arte, metáfora, cognição e imaginação. b) ArteCiência. c) Ações afirmativas e materiais pedagógicos em Artes. d) Culturas indígenas e Tecnologias Contemporâneas. e) Políticas públicas em Arte, Cultura e Educação.

Profa. Dra. Mariana de Lima e Muniz
Departamento de Artes Cênicas da EBA/UFMG
Campo de trabalho: a) Metodologia de ensino-aprendizagem em Teatro (presencial e à distância) e em ensino-aprendizagem de Teatro com tecnologias contemporâneas. b) pesquisas referentes a políticas públicas educacionais vinculadas à inserção da Arte na Educação. c) Livro Didático em Artes. d) Improvisação como metodologia de Ensino de Arte.

Prof. Dr. Maurilio Andrade Rocha
Departamento de Artes Cênicas da EBA/UFMG
Campo de Trabalho: a) Ensino-aprendizagem de Artes/Música; b) Livro didático de Arte e outras políticas públicas para o ensino de Arte.

Profa. Dra. Mônica Medeiros Ribeiro
Departamento de Artes Cênicas da EBA/UFMG
Campo de Trabalho: a) Processos afetivos e cognitivos na experiência de ensino-aprendizagem nas artes da cena; b) Processo de criação e práticas corporais no ensino-aprendizagem de Dança e de Teatro.

Prof. Dr. Ricardo Carvalho de Figueiredo
Departamento de Artes Cênicas da EBA/UFMG
Campo de trabalho: a) Pedagogia do Teatro; b) Formação de professores de Teatro; c) Teatro e movimentos sociais; d) Teatro na educação não-formal; e) Processos de aprendizagem do artista da cena.

Profa. Dra. Rosvita Kolb Bernardes
Departamento de Artes Plásticas da EBA/UFMG
Campo de trabalho: a) Ensino de Artes Visuais e abordagem autobiográfica; b) Formação de professores de Arte, inicial e continuada; c) Experiências que contemplam processos de ensino e aprendizagem de Arte na Educação Básica com ênfase na Educação Infantil.

Prof. Dr. Tiago de Brito Cruvinel
Professor colaborador, Instituto Federal de Minas Gerais – IFMG
Campo de trabalho: a) Teoria Queer e ensino de Arte; b) Arte, Gênero, Educação e sexualidade na escola; c) Práticas artísticas no Ensino Médio; d) Currículo, BNCC e marcos legais.

Menu