São Francisco de Assis: Devoção e arte

O Imagem e Preservação, certificado, desde 2014, junto ao Diretório dos Grupos de Pesquisa (DGP) mantido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq, é constituído a partir de grupo de docentes e discentes da linha de Pesquisa de Preservação do Patrimônio Cultural do Programa de Graduação e Pós Graduação da Escola de Belas Artes (EBA e PPGArtes), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O grupo também contempla docentes e discentes de várias universidades brasileiras, bem como pesquisadores e alunos egressos e ingressos de Especialização e programas de Pós-Graduação.

Envolvido no estudo da arte escultórica, e sob líderança das Professora Dr.ª Maria Regina Emery Quites, docente permanente cadastrada no PPGArtes/UFMG e Professora Beatriz Coelho (Emérita da EBA/UFMG), o grupo vem promovendo e divulgando a pesquisa científica e conta com parceiros como o Centro de Estudos da Imaginária Brasileira (Ceib) e o Centro de Conservação Restauração – Cecor/EBA/UFMG.

Neste 05 de outubro de 2023, em celebração do dia de São Francisco de Assis, foram reunidos dez comunicações orais no tema do franciscanismo e estudos afins. Com carga horária total de 08 horas, sua programação  se divide em duas partes, manhã (08:30 ás 12h), e tarde (14 ás 18h). As comunicações abrangem temas como o patrimônio escultórico, espaços de devoção, elementos artísticos e arquitetônicos, iconografia e a preservação.A inscrição é gratúita e para requisição de certificado, basta preencher um formulário online no site do Ceib (http://ceib.org.br). Sejam Bem vindos!

Post anterior
Resultado da Chamada para novos docentes do Programa de Pós-graduação em Artes (PPG Artes)
Próximo post
Resultado Final da Chamada para novos docentes do Programa de Pós-graduação em Artes (PPG Artes)