Tese de doutorado do PPGArtes é publicada pelo Festival É Tudo Verdade e Imprensa Oficial – SP.

A tese de doutorado da pesquisadora e documentarista Mariana Tavares Helena Solberg, trajetória de uma documentarista brasileira acaba de ser publicada pelo Festival Internacional de Documentários É Tudo Verdade com apoio da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo.

Com orientação do Prof. Doutor Evandro José Lemos da Cunha, a tese foi defendida na EBA em 2011 e deu origem ao livro Helena Solberg, do Cinema Novo ao Documentário Contemporâneolançado no mês passado no RJ e SP dentro da 1ª Retrospectiva dedicada à obra da cineasta no Brasil.

Na próxima semana também será lançado na CineOP- 9ª Mostra de Cinema de Ouro Preto, no dia 1º de junho, domingo, a partir das 13:00hs no 2º andar do Centro de Convenções.

Em BH o lançamento vai ser durante a Itinerância do É Tudo Verdade, entre 24 e 27 de julho no Oi Futuro. Mariana Tavares pretende também realizar um Seminário sobre o cinema de Helena Solberg na EBA/UFMG.

O livro percorre cinquenta anos do cinema da brasileira Helena Solberg. Do Cinema Novo ao documentário contemporâneo, da militância política e feminista nos anos 70 e 80 à ficção em longa-metragem.

A autora identifica as fases da cineasta: Trilogia da Mulher; Cinema Militante e Arte Brasileira (fase atual) e dá voz à cineastaque comenta seus filmes e sua experiência nos EUA onde realizou 10 filmes reconhecidos em festivais internacionais.

O prefácio é assinado por Hernani Heffner, Conservador-Chefe da Cinemateca do MAM-RJ. Inclui também cronologia, filmografia e 60 fotografias.

Post anterior
Lançamento do livro “Hoje é dia de Maria Borralheira – intertextualidades do roteiro da minissérie televisiva”, de Myriam Pessoa Nogueira
Próximo post
Revista Palíndromo (PPGAV/UDESC) está com chamada de trabalhos aberta
Menu