Cátedras Francesas na UFMG apresenta: PHILIPPE DUBOIS – Escola de Belas Artes da UFMG

Eventos:
CURSO “A PÓS-FOTOGRAFIA”
Sessão 1 : 03 a 06 de novembro >  14 às 17h
Sessão 2 : 11 a 14 de novembro > 14 às 17h

CONFERÊNCIA
A arte contemporânea tornou-se “fotográfica”?
07/11/2014  > de 10 às 12 h

Local: Conservatório de Música da UFMG |  Av. Afonso Pena 1534 | Belo Horizonte

Dentro do recém implantado Programa de Cátedras Francesas – parceria entre o Diretoria de Relações Internacionais da UFMG e a Embaixada da França no Brasil -, o Programa de Pós-graduação em Arte da Escola de Belas Artes/ UFMG receberá a partir de novembro, o Professor e Pesquisador Philippe Dubois, da Universidade Sorbonne Nouvelle / Paris 3.

Sumidade reconhecida internacionalmente, inquestionável representante do pensamento europeu sobre a imagem e mais especificamente sobre a fotografia e o cinema em interface com as artes visuais, trata-se do autor de livros referenciais como O ato fotográfico e Cinema, vídeo Godard (somente para citar dois títulos traduzidos para a língua portuguesa).

Nesse período de atividades em Belo Horizonte ele oferecerá, em um contexto de Pós graduação (mestrado e doutorado), dois cursos intensivos, sendo o primeiro “A Pós-Fotografia”, dividido em dois módulos entre os dias 03 e 06 e 11 e 14 de novembro.  As inscrições ocorrerão somente através do site da FUNDEP, do dia 29/10 às 20h do dia 02 sendo cobrada uma taxa que conta com desconto para aqueles que participarem dos dois módulos consecutivos. Há também um valor diferenciado para os alunos de mestrado e doutorado e para professores da UFMG, em relação ao público externo, como vemos no quadro abaixo.

CURSO
“A PÓS FOTOGRAFIA” 1 módulo (R$) 2 módulos (R$)
Professores da UFMG 130,00 220,00
Estudantes Pós  UFMG 75,00 110,00
Participantes externos 150,00 260,00

Philippe Dubois fará ainda, em 07 de novembro, a primeira de três conferências, sendo aberta ao público e gratuita, onde discorrerá sobre uma indagação extremamente pertinente nos dias de hoje : A arte contemporânea tornou-se “fotográfica”? Tendo em vista a recorrência da fotografia como parte integrante de diferentes linguagens artísticas contemporâneas , participando da pintura, da instalação, e de inúmeras derivações dentro do universo digital, trata-se de um elemento de discurso cuja complexidade merece ser analisada e constantemente reavaliada.

Ambas as programações ocorrerão no Conservatório de Música da UFMG, na Av. Afonso Pena, 1534, em frente ao Palácio das Artes.

Post anterior
Palestra: Sobre livros de artista: Figuras e Apêndices