Chamada para envio de artigos Revista Interfaces UFRJ

A Comissão Editorial da Revista Interfaces abre chamada de trabalhos que deverão ser enviados por e-mail (claposgrad@gmail.com) e serão examinados para constituírem os números 22 (I-2015) e 23 (II-2015). A Revista Interfaces, registrada com o ISSN 1516-0033, foi criada em 1995, no Centro de Letras e Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro que congrega Programas de Pós-graduação de Arquitetura, Urbanismo e Design, Artes Visuais, Letras e Música. A revista acolhe colaborações de pesquisadores, preferencialmente doutores, das áreas de artes, humanidades e música, desde que sejam inéditas. Os números são temáticos, com chamadas específicas, os demais ensaios e resenhas serão recebidos em fluxo contínuo.

http://www.cla.ufrj.br/index.php/2013-06-07-14-47-23/edicoes-publicadas

Número 22 – I (2015) – AS QUATRO ESTAÇÕES

O tema da passagem do tempo e os ciclos das estações do ano, nas letras, na música, nas artes, na arquitetura e no design, seus diversos gêneros e modos de representação. Linhas, cores, sons, formas e volumes projetam visões do tempo: palácios de inverno, paisagismo, alegorias, descrições, quadros, áreas de lazer, arquitetura adaptada ao meio cultural, a indumentária, a joalheria e a gastronomia.

Serão acolhidos ensaios de autoria de pesquisadores voltados para o tema das quatro estações, que inspirou arquitetos, compositores, escultores, pintores e poetas, como em A primavera de Botticelli, A dança da música do tempo de Poussin, As quatro estações de Vivaldi, as alegorias do tempo na literatura, a estética Art Nouveau, A sagração da primavera de Stravisnky, as técnicas de conforto na arquitetura…

Data limite para envio de propostas: 30 de setembro de 2014

Número 23 – II (2015) – O ARTISTA, O POETA E O PODER

A experimentação estética e o uso da criação poética e artística para a construção de narrativas divergentes e denúncias; as relações entre a música, as artes poéticas e visuais e a publicidade, os produtos de mercado e a esfera política; a criação artística e seu poder expressivo e comunicativo, produção de imaginários e culturas de massa; os arquitetos, os artistas, os escritores, os músicos, os urbanistas e os designers diante das instâncias legitimadoras de mecenato, patrocínio ou excelência: academias, concursos, encomendas, fundações, prêmios; a obra artística, literária ou musical e as linhas de provocação e resistência, as vanguardas, as forças do corpo e do desejo; arquitetura, arte e música religiosa, literatura engajada, políticas de urbanismo e resistência política; a cidade como um bem público e espaço de exercício da cidadania; a arte e a música nas ruas, as poéticas das comunidades excluídas; arte pela arte ou arte engajada?

Data limite para envio de propostas: 31 de março de 2015

INSTRUÇÕES PARA O ENVIO DE ARTIGOS

 Revista Interfaces aceita:

  • artigos inéditos de 10 a 20 laudas;
  • resenhas críticas de no máximo 5 laudas;
  • traduções de no máximo 15 laudas, com a devida autorização do autor ou editor.

Os artigos e as resenhas podem ser redigidos em português, italiano, francês ou espanhol. O envio dos trabalhos implica a cessão sem ônus dos direitos de publicação, inclusive em versão eletrônica on line. Todos os diretos provenientes da venda da revista ficam cedidos à Revista Interfaces. A republicação dos trabalhos deve mencionar a publicação original em Revista Interfaces.

As propostas devem ser encaminhadas em arquivos compatíveis com a plataforma Windows, margens laterais de 03 cm, corpo 12 e espaço 1,5. De acordo com o formato da revista, há dois tipos de nota: a) notas de conteúdo, que devem vir formatadas como notas de rodapé; b) notas bibliográficas, referentes aos textos citados, que devem vir entre parênteses no corpo do texto, contendo o nome do autor, data de publicação e o número da (s) página (s) [Ex. CALDAS, 2007, p. 86]. As referências bibliográficas, que seguirão as normas da ABNT, devem vir ao final do artigo [Ex: RICOEUR, Paul. Tempo e narrativa. Trad. Roberto Leal Ferreira. T. III. São Paulo: Papirus, 1997.].

Os resumos dos ensaios, em português e em inglês, deverão vir no início do texto, após o título e o nome do autor e serão seguidos de palavras-chave, igualmente em português e em inglês. As propostas virão acompanhadas de dados biográficos do(s) autor(es), contendo filiação institucional e e-mail para contato.

As tabelas serão numeradas consecutivamente, com algarismos arábicos e com títulos.

As ilustrações devem ser apresentadas à parte, em arquivo imagem, nos formatos: .bmp, .gif, .ipg, .jpg, .cdr, .pcx, ou .tiff.

Chamamos sua atenção para o respeito aos direitos autorais de textos e imagens.

 

Os trabalhos devem ser enviados para: claposgrad@gmail.com

Post anterior
É TUDO VERDADE 2014 CHEGA AO OI FUTURO/BH
Próximo post
XI SIMPÓSIO DE ARTE-EDUCAÇÃO “DIALOGANDO COM AS TECNOLOGIAS
Menu