LiberaVox – Grupo de Pesquisa sobre a Vocalidade e a Musicalidade da Polifonia

Tendo como foco o entrelaçamento das pesquisas e metodologias da professora italiana Francesca Della Monica e do professor brasileiro Ernani Maletta, o grupo tem prioritariamente estabelecido uma ponte cultural entre Brasil e Itália, na medida em que ambos os professores vêm atuando continuamente nesses dois países e facilitado o intercâmbio de estudantes. O trabalho realizado pelo grupo se volta a um tema relevante, isto é, as ações vocais e musicais do artista cênico, não como uma prática emprestada da Música, mas como ações próprias do Teatro. Nos últimos anos, os princípios e práticas de Della Monica e Maletta vêm se tornando referencial nos Estudos Vocais e Musicais para o Teatro, principalmente pela peculiaridade das metodologias criadas, por meio de suas próprias publicações, além de diversos artigos, monografias, dissertações, teses e livros que os citam e/ou se baseiam neles.

Entre as atividades realizadas, destacam-se as oficinas, laboratórios e seminários conduzidos por Della Monica e Maletta, tanto no Brasil quanto na Itália, bem como os grupos de estudos conduzidos pelos pelos bolsistas de Iniciação Científica, como procedimento metodológico das pesquisas desenvolvidas.

Coordenador: Ernani Maletta