O “MESTRE DA PERNINHA CRUZADA”:

AS OBRAS DO ENTALHADOR PEDRO JOSÉ PEREIRA EM MINAS GERAIS

Autores

Palavras-chave:

Pedro José Pereira, Rococó, Talha, Minas Gerais, Autoria

Resumo

Este artigo investiga a obra de um entalhador rococó e sua oficina, que realizava seus atlantes com uma característica muito peculiar e pessoal: eles se apoiavam, nas mísulas, com as pernas cruzadas na altura dos joelhos. Trata-se de Pedro José Pereira, autor da talha dos retábulos colaterais da Igreja do Rosário de Itabirito, em Minas Gerais, ativo na última década do século XVIII. Por meio da análise dos traços autorais do artista, este estudo apresenta as características de sua oficina com base nos retábulos comprovadamente realizados no Rosário de Itabirito, bem como traça comparações com outros exemplares em outras cinco igrejas da região. Tal comparação dar-se-á apenas por análise formal, uma vez que a documentação sobre essas igrejas é bastante lacunar. Procura-se, com este trabalho, ampliar o conhecimento sobre as artes nas Minas Gerais setecentistas e trazer à luz mais um nome de artífice obliterado pelo tempo.

Biografia do Autor

Mateus Rosada, UFMG

Arquiteto e urbanista, graduado pela Universidade de São Paulo (Campus de São Carlos), onde também fez o mestrado e o doutorado. Sua tese Igrejas Paulistas da Colônia e do Império: Arquitetura e Ornamentação foi premiada pela Capes e pela USP. É professor universitário desde 2009, tendo lecionado na Faculdade de Administração e Arte de Limeira (SP) e, por três anos, na Universidade Federal de Santa Maria, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), no Campus de Cachoeira do Sul. Desde 2019 é Professor da Escola de Arquitetura da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Leciona nas áreas de história da arquitetura, história da arte e patrimônio cultural.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/2796515859650978. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-2099-5290.

Gustavo Bastos

Graduando em Conservação e Restauro no Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), campus de Ouro Preto (MG). Cursa também Conservação e Restauro na Fundação de Arte de Ouro Preto (FAOP). Atualmente é estagiário do Laboratório de Conservação e Restauro da FAOP. Realiza pesquisas em arquitetura e ornamentação religiosa barroca e rococó.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/3110617036941985. Orcid: https://orcid.org/0009-0005-9812-4750.

Downloads

Publicado

2026-01-03

Edição

Seção

AUTORIAS E ATRIBUIÇÕES