Sobre a Revista

Foco e Escopo

A revista Imagem Brasileira é vinculada ao Centro de Estudos da Imaginária Brasileira, o Ceib, focada na publicação de trabalhos originais produzidos por pesquisadores da arte escultórica, ou que com ela dialoguem.

Conta com um Conselho Editorial composto pelos membros da diretoria de Ceib, coordenados pelas professoras Beatriz Ramos de Vasconcelos Coelho e Maria Regina Emery Quites e foca na publicação anual de trabalhos originais, inéditos, relacionados com o estudo de escultura devocional brasileira ou internacional e aborda as seguintes linhas de pesquisa:

A revista incorpora 06 linhas de pesquisas que correspondem os assuntos pesquisados pelo Ceib: Função Social; Iconografia; Autorias e Atribuições; Aspectos Históricos; Materiais e Técnicas; e Conservação e Restauração.

Como público alvo do periódico estão: estudantes de graduação e Pós-Graduação; pesquisadores e especialistas da área de História, História da Arte; Conservação-Restauração de Bens Culturais Móveis, Museologia, entre outras, Colecionadores; gestores de acervos; demais interessados no assunto da imaginária brasileira / internacional e linhas de pesquisas.

A revista tem ampliado sua comissão científica editorial, assim como investido em indexação e divulgação de modo a ampliar sua exogenia; mediante significativa participação de autores nacionais e estrangeiros de renome, professores. conferencistas, e pesquisadores(as) das áreas de ciências humanas com amplo reconhecimento profissional seja pela comunidade científica brasileira, seja pela comunidade científica internacional. O mandato de cada membro do Conselho será de dois anos, passível de recondução por igual período.

Os editores da Imagem Brasileira estão atentos a instrumentos que facilitem o seu acesso e consulta, bem como à agilidade dos processos eletrônicos e em rede, criando contatos, colaborações e ampliando a comunicação junto á comunidade acadêmica e científica.

Para tal, a revista Imagem Brasileira passou a utilizar o software livre Open Journal Systems (OJS), desenvolvido pelo Public Knowledge Project - PKP, que atende à produção e gestão de publicação periódica eletrônica e atividades editoriais, facilitando inclusive o processo de indexação e busca por metadados.

A revista Imagem Brasileira  conta com adesão ativa aos códigos de ética; políticas de acesso livre, de direitos autorais, compromisso de originalidade e privacidade;  avaliação pelo sistema double-blind peer review(revisão aos pares e ás cegas), elaboração de erratas e retratações(Após avaliação e se for o caso).

 revista segue o sistema de arquivo LOCKSS ou CLOCKSS e as diretrizes do Código de Conduta e Boas Práticas do COPE (Committee on Publication Ethics), Council of Science Editors, Sherpa Romeo, DOAJ, IBICT,  ABEC Brasil,e as submissões devem atender a essas diretrizes.

A revista Imagem Brasileira conta com o apoio de instituições como:

 E utiliza os seguintes sites divulgadores:

Biblat - Bibliografía latinoamericana;

Sumários de Revistas Brasileiras;

Jornals for Free;

Livre - Revistas de Livre Acesso;

 

Periodicidade

A revista Imagem Brasileira é uma publicação anual.

Normalmente, cada edição é publicada no período de outubro a novembro.

 

Política de Acesso Livre

A revista Imagem Brasileira oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Não são cobradas taxas de assinatura, submissão, avaliação, edição ou publicação.

 

Política de Direitos Autorais:

As publicações ou partes dela podem ser reproduzidas por qualquer meio, desde que citada a fonte. A Imagem Brasileira não se responsabiliza pelo teor dos artigos assinados

Esta obra está licenciada pela

Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Sem Derivações 4.0 Internacional.

(Possibilita divulgação com objetivos educacionais. Compartilhar, copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato. O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença: Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso; Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais; Sem Derivações — Se você remixar, transformar ou criar a partir do material, você não pode distribuir o material modificado; Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.

 

Política de Privacidade:

Os nomes e endereços informados na revista Imagem Brasileira serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros. Solicita-se a assinatura e entrega do Copyright, onde expressam que o artigo é incontável e não foi apresentado ou publicado em outra revista. O autor deve garantir que todas as citações apresentadas no artigo tenham o respectivo crédito acadêmico. Em caso de constatação de plágio no artigo, este será retirado do processo editorial, e uma cópia será enviada à entidade correspondente para que forneça o processo judicial pertinente.

 

Processo de Avaliação / Submissão

A revista Imagem Brasileira aceita apenas trabalhos oriundos de pesquisa original. Os originais serão submetidos à aprovação de especialistas reconhecidos nos temas tratados. Os trabalhos serão enviados para avaliação sem a identificação de autoria, (registrada no sistema eletrônico de editoração da revista, o Open Journal Systems - OJS) para garantir o processo de avaliação pelos pares cega.

Os originais serão encaminhados aos avaliadores, todos com o grau mínimo de Mestre. O processo de seleção de artigos envolve avaliação de especialistas ad hoc e do Comitê Editorial, que deverá selecionar os títulos a serem publicados. Excepcionalmente, serão aceitos trabalhos que já tenham sido publicados em periódicos estrangeiros. Nesse caso, serão sujeitos à mesma avaliação de trabalhos inéditos. O autor deverá apresentar autorização por escrito do editor da revista em que seu texto tenha sido originalmente publicado, acompanhado de cópia do artigo.

Em caso de divergências com as normas, o trabalho será recusado. A negativa será comunicada e o(a) autor(a) poderá submeter uma nova versão, devidamente corrigida do mesmo, a qualquer momento.

Processo de avaliação das submissões pelo sistema double-blind peer review.

O Conselho Editorial da revista Imagem Brasileira poderá fazer uma triagem inicial das colaborações recebidas, de modo a evitar que aqueles textos que não atendam a padrões mínimos de qualidade científica, ou que fujam da proposta editorial da revista, sejam enviados para pareceristas.

A avaliação das submissões é feita por pares de pareceristas selecionados pelo Editor Chefe de acordo com o domínio sobre a temática do texto. As avaliações da Comissão científica da revista são cegas, sem que o parecerista tenha conhecimento da autoria do texto, e são realizadas sob os seguintes critérios:

a) Relevância e originalidade do tema;
b) Tratamento do tema (argumentação e estrutura do texto);
c) Título (adequação ao conteúdo/clareza);
d) Estilo (linguagem, coerência expositiva, clareza);
e) Adequação da obra.

Os originais serão publicados no idioma original de submissão, com preferência para trabalhos em português, espanhol, ou inglês. Submissões em outros idiomas podem não ser processadas.Todos os trabalhos terão seus títulos, resumos e palavras-chave traduzidos em português, espanhol, ou inglês.

A revista Imagem Brasileira considera o autor: como a pessoa física responsável pela criação do conteúdo intelectual ou artístico de um documento. Não confundir com colaboradores. Para artigos com autoria múltipla, é necessário informar a ordem de apresentação dos autores e declaração de cada um autorizando a publicação. É considerado como graduação mínima ao autor principal o nível de Mestrado.

A revista Imagem Brasileira se reserva o direito de efetuar alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical nos originais, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitado o estilo do autor. As provas finais não serão devolvidas aos autores.

Não são cobradas taxas de submissão, avaliação ou editoração.

As opiniões emitidas nos artigos são de responsabilidade exclusiva de seus autores.

O Conselho Editorial não é obrigado a publicar todos os textos que recebe, mesmo quando aprovados de acordo com as regras da Revista. Ao artigo recusado não caberá nenhum tipo de recurso.

A revista classificará as submissões avaliadas de acordo com as seguintes seções: 

  • Função Social;
  • Iconografia;
  • Autorias e Atribuições;
  • Aspectos Históricos;
  • Materiais e Técnicas; e
  • Conservação e Restauração.

 A política de análise pelo sistema double-blind peer review, abrange todas as seções de igual forma.

 

Políticas de seção

A respeito de todos os artigos submetidos a cada seção supracitada, ou seja, relativo a cada linha de pesquisa específica,  devem seguir as seguintes diretrizes:

 

FORMATAÇÃO

O texto deve ser redigido em Word com extensão *.doc .x (outros formatos não serão aceitos); Formato da página: A4 (21 x 29,7cm); Margens: as margens esquerda e superior devem ter 3 cm; as margens direita e inferior devem ter 2 cm; Numeração de páginas: as páginas não devem ser numeradas;

Parágrafo: NÃO ACRESCENTAR recuo de parágrafo.

ESTRUTURA DO TEXTO

Título do Artigo em português: Fonte Times New Roman, tamanho 12, negrito, caixa alta, centralizado, entrelinhas simples. O título não deve ultrapassar duas linhas.

Título do Artigo em inglês: Fonte Times New Roman, tamanho 12, itálico, caixa alta, centralizado, entrelinhas simples. O título em inglês não deve ultrapassar duas linhas.

Título do Artigo em espanhol: Fonte Times New Roman, tamanho 12, negrito, itálico, caixa alta, centralizado, entrelinhas simples. O título em espanhol não deve ultrapassar duas linhas.

RESUMO: Fonte Times New Roman, tamanho 12, normal, alinhamento justificado, entrelinhas simples. Máximo de 150 palavras. A palavra RESUMO deve ser escrita em caixa alta e negrito.

Palavras-chave: Fonte Times New Roman, tamanho 12, normal, alinhamento à esquerda, entrelinhas simples. Mínimo de 3 e máximo de 5 palavras-chave. A expressão palavras-chave deve ser escrita em negrito.

ABSTRACT e RESUMEN: Fonte Times New Roman, corpo 12, itálico, alinhamento justificado, entrelinhas simples.

As palavras ABSTRACT e RESUMEN devem ser escritas em itálico e negrito.

Keywords e Palabras clave: Fonte Times New Roman, tamanho 12, itálico, alinhamento à esquerda, entrelinhas simples. Mínimo de 3 e máximo de 5 keywords ou palabras clav.. Devem ser escritas em itálico e negrito.

Subtítulos no Corpo do Texto: Fonte Times New Roman, tamanho 12, negrito, alinhamento à esquerda. Os subtítulos não devem ser numerados.

Corpo do Texto: Fonte Times New Roman, tamanho 12, alinhamento justificado, entrelinhas 1,5. Mínimo de 3.000 palavras, máximo de 5.000 palavras, sem contar o resumo, abstract, palavras-chave, keywords, notas de fim, referências e legendas das imagens.

Citações: Citações com até três linhas devem seguir a mesma formatação do corpo do texto, porém entre aspas. Citações com mais de três linhas devem ser recuadas 4 cm a partir da margem esquerda e seguir a seguinte formatação: Fonte Times New Roman corpo 10, alinhamento justificado, entrelinhas simples. Após citações colocar entre parênteses (AUTOR, ano da publicação e página ou páginas; Ex: FAGUNDES, 1998, p.76-79.)

Ilustrações: São consideradas ilustrações ou figuras: fotos, tabelas gráficos, etc. Fotos: formato JPG; resolução de 300 DPIs; tamanho máximo de aproximadamente 15cm; As ilustrações devem estar referenciadas e sequenciadas no texto com a indicação de Figura 1, Figura 2 etc. número máximo: 08 imagens coloridas e/ou em preto e branco.

Legenda das imagens: Deve ser indicada separadamente com Fonte Times New Roman corpo 10, alinhamento centralizado. Deve conter as informações necessárias para a compreensão de seu uso, bem como sua fonte. No ato da submissão do artigo, a autoria das imagens deve ser incluída apenas se ela não coincidir com a autoria do artigo, de modo a preservar a avaliação cega do trabalho. Caso coincidam, o autor deve suprimir essa informação no momento da submissão e incluí-la apenas após a aprovação do artigo, na versão final que deverá ser enviada de acordo com instruções que serão fornecidas posteriormente a autores e coautores com trabalhos aprovados.

Notas: Serão aceitas notas de rodapé apenas explicativas. Fonte 10, espaçamento simples, alinhamento à esquerda.

Referências: Apresentadas no final e por ordem alfabética. Fonte Times New Roman, corpo 10, alinhamento à esquerda, entrelinhas simples. Incluir somente as referências citadas no texto, sejam elas bibliográficas, eletrônicas ou outra.

  

Erratas e retratações

Caso ocorra um erro após a publicação do número da revista, o comitê editorial e o autor cooperarão para a publicação de uma errata no final ou no início do artigo, a fim de corrigir o erro.

 

Histórico

O primeiro fascículo da revista Imagem Brasileira foi lançado em 2001 e representa uma conquista para o Ceib, o Centro de Estudos da Imagem Brasileira, criado em 1996.

A revista vem cumprir um dos mais importantes objetivos de divulgar trabalhos inéditos de autores brasileiros e estrangeiros. A publicação tem como premissas contribuir com reflexões acadêmicas em/sobre Arte a partir de trabalhos inéditos e relevantes nesta área do conhecimento. 

A Imagem Brasileira manteve a sua periodicidade regular de modo bianual, de 2001 a 2020, período em que foram publicadas 10 revistas. Em 2021 passou a modo anual, migrando exclusivamente para o meio de distribuição/divulgação digital,  em busca de evolução e ampliaçãoda divulgação dos conhecimentos científicos gerados com as publicações.

 

Avisos:

O Centro de Estudos da Imagem Brasileira – Ceib, o grupo de Pesquisa Imagem e Preservação(CNPq) e a revista Imagem Brasileira convida você a ficar por dentro de nossas atividades por meio de seus perfis em comunidades sociais  e de seus canais no YouTube:

https://www.facebook.com/centrodeestudosdaimaginariabrasileira

https://www.facebook.com/Amigos-do-Grupo-de-Pesquisa-Imagem-e-Preserva%C3%A7%C3%A3o-CNPq-1543828119199207

https://www.youtube.com/channel/UCdGmM3weuStn6ok1dcdp2Xg

https://www.instagram.com/imagembrasileiraceib/

https://www.instagram.com/imagemepreservacaocnpq/

https://twitter.com/Ceib1996