RECUPERAÇÃO DE UMA IMAGEM DEVOCIONAL CARBONIZADA E A COMOÇÃO GERADA PELOS DANOS CAUSADOS PELO FOGO

Autores

Palavras-chave:

Escultura Devocional, Carbonização, Conservação e Restauração, Simbologia Religiosa, Santo Antônio

Resumo

Este artigo analisa a restauração de uma escultura de Santo Antônio que sofreu danos significativos em decorrência de um incêndio. A restauração é apresentada como um processo que deve envolver a participação de todos os agentes interessados, pois as decisões sobre intervenções afetam sua capacidade de comunicar seu significado simbólico. A teoria contemporânea de restauração sugere que o objetivo é devolver a obra a um estado que favoreça sua capacidade de transmitir significado, levando em conta a percepção dos devotos e o contexto histórico da peça. A proposta de restauração considera a técnica construtiva da escultura, que é uma imagem de vulto talhada em madeira policromada, destacando a necessidade de preservar suas características originais para restabelecer a relação de fé com os devotos. Os resultados obtidos demonstram a possibilidade de preservar o valor simbólico e estético da obra, mesmo diante de extensos danos por carbonização.

Biografia do Autor

Marcelo César de Carvalho1 César de Carvalho

Bacharel em Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); Tecnólogo em Gestão Financeira pela Universidade Católica de Brasília (UCB); Especialista em Educação a Distância pela Universidade Católica de Brasília (UCB). Foi discente na Universidade Petrobras na disciplina de Procedimentos e Normas; Auditor da Qualidade com formação pelo International Register of Certificated Auditors (IQA) e pelo Instituto Brasileiro da Qualidade Nuclear (IBQN). É autor dos livros Luz e Escuridão: a Busca pelos Outros e Reticências: Lembranças ao Vento, publicados pela Editora Scortecci. Sua pesquisa está concentrada nas áreas de química, artes visuais, história da arte, patrimônio cultural e conservação e restauração de bens móveis. Lattes: http://lattes.cnpq.br/2779466347792485. Orcid: https://orcid.org/0009-0008-4875-6292.

Gabriel Ribeiro Nobre

Mestrando em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); Bacharel em Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); Bacharel em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Interessa-se principalmente por preservação do patrimônio, restauração de bens culturais e documentação científica por imagem a partir de tecnologias digitais. Lattes: http://lattes.cnpq.br/7176550161443662. Orcid: https://orcid.org/0009-0003-8549-829X.

Downloads

Publicado

2026-01-03

Edição

Seção

CONSERVAÇÃO E RESTAURAÇÃO