CONSERVAÇÃO-RESTAURAÇÃO DA ESCULTURA DE NOSSA SENHORA DAS DORES DA CATEDRAL DE PELOTAS

Autores

Palavras-chave:

onservação-Restauração;, Escultura de Madeira, Nossa Senhora das Dores.

Resumo

Este artigo apresenta o trabalho de conservação-restauração realizado na escultura em madeira policromada representando Nossa Senhora das Dores, pertencente ao acervo escultórico da Catedral Metropolitana São Francisco de Paula, da cidade de Pelotas. Por meio de pesquisa documental e qualitativa, realizou-se levantamento histórico cultural da imagem integrante da celebração religiosa via-sacra. Tendo conhecimento da relação com os fiéis, realizou-se o processo de conservação-restauração da obra. Após documentação fotográfica, foram realizados exames que demonstraram a técnica construtiva e seu atual estado de conservação. As intervenções iniciaram com o acréscimo de áreas faltantes do suporte, nivelamento das áreas de perda da camada de policromia e, posteriormente, sua reintegração cromática. Propôs-se o acondicionamento do manto original de Nossa Senhora, que apresentava danos, devido às condições inadequadas de armazenamento, obtendo-se, como resultado, a integridade do seu aspecto, possibilitando sua permanência nas atividades religiosas e garantindo sua identificação e fruição por parte da comunidade.

Biografia do Autor

Daniele da Fonseca

Doutora em Memória Social e Patrimônio Cultural, Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Mestra em Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal da Bahia (UFBA).
Lattes: http://lattes.cnpq.br/1674659422124281. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-2953-8405

Pamela dos Santos

Mestranda em Memória Social e Patrimônio Cultural, Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Conservadora-restauradora de bens culturais móveis (UFPel).
Lattes: http://lattes.cnpq.br/1900046520741137. Orcid: https://orcid.org/0009-0009-4362-9427

Downloads

Publicado

2026-01-03

Edição

Seção

CONSERVAÇÃO E RESTAURAÇÃO