DISCUSSÕES ACERCA DO CONCEITO DE LEGIBILIDADE EM RESTAURAÇÃO DE ESCULTURAS EM MADEIRA POLICROMADA

Autores

Palavras-chave:

legibilidade, restauração, escultura devocional

Resumo

O conceito de legibilidade aplicado a procedimentos de Restauração de esculturas religiosas com função devocional e museológica é frequentemente utilizado na elaboração de critérios de intervenção em objetos de Restauração. Na definição desses critérios, a legibilidade pode estar relacionada a outros conceitos das teorias da Restauração, à função do objeto de Restauração e ao sujeito ou comunidade proprietária do objeto. Objetiva-se discutir o conceito de legibilidade utilizado na Restauração de esculturas devocionais de culto ativo e de função museológica. Exemplificaremos por meio de monografias realizadas por estudantes do curso de Conservação-restauração de bens culturais móveis da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais, as quais tiveram esse conceito como norteador nas Restaurações de esculturas em madeira policromada dos séculos XVIII e XIX, pertencentes às Arquidioceses de Belo Horizonte e Diamantina, em Minas Gerais, Brasil.

Biografia do Autor

Luciana Bonadio, UFMG

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Artes, Escola de Belas Artes (EBA), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), na linha de pesquisa Preservação do Patrimônio Cultural. Mestre em Artes, EBA/UFMG. Especialista em Conservação-restauração de Bens Culturais Móveis, Centro de Conservação e Restauração (Cecor), EBA/UFMG. Professora Assistente do curso de Conservação-restauração de Bens Culturais Móveis, EBA/UFMG. Conservadora-restauradora do Museu de Arte da Pampulha, Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, Minas Gerais.

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Publicado

2025-01-25

Edição

Seção

CONSERVAÇÃO E RESTAURAÇÃO