TECNOLOGIAS 3D EMPREGADAS NA RESTAURAÇÃO DE COROAS DE PRATA FRATURADAS

Autores

  • Maria Luiza Seixas
  • Alessandra Rosado
  • João Cura D’Ars de Figueiredo Junior

Palavras-chave:

Modelagem 3D, Prototipagem rápida, Restauração; metal

Resumo

É crescente o uso das tecnologias digitais em vários setores. Na área da conservação
patrimonial, essa nova metodologia de utilização de processos digitais, é aplicada visando
diversos objetivos como a comunicação, a avaliação, o armazenamento de dados e também a
restauração de acervos históricos feitos com inúmeros materiais. Desses materiais que
compõem acervos patrimoniais, o metal pode ser considerado um dos mais resistentes
sobretudo os objetos confeccionados com metais nobres. Essa postura permite que eles sejam
submetidos a condutas inadequadas causando, muitas vezes, a aceleração de alguns processos
de deterioração como trincas e fraturas. O presente artigo mostra o método de restauração de
duas coroas de prata fraturadas que utiliza acessórios de encaixe precisamente produzidos por
meio das tecnologias 3D. A ação proposta resulta em peças restauradas de forma retratável,
com harmonia estética e feitas com ligas compatíveis com o metal original.

Biografia do Autor

Maria Luiza Seixas

Graduada em Artes Plásticas pela Universidade Federal de Minas Gerais – (UFMG). Atua no setor da indústria
joalheira na área de desenvolvimento criativo e de produção de protótipos 3D. Possui Mestrado em Engenharia de Materiais pela REDEMAT (UFOP/UEMG) tendo se concentrado na pesquisa de processos de fabricação e de degradação de acervo histórico de prata e a utilização de tecnologias 3D na restauração de objetos metálicos. Doutoranda em Artes pela Universidade Federal de Minas Gerais na linha de Pesquisa Preservação do
Patrimônio Cultural

Alessandra Rosado

Doutora e Mestre em Artes pela Universidade Federal de Minas Gerais, Especialista em Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis pelo Centro de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis (CECOR/EBA/UFMG); em Pintura com Técnica Antiga (fundo ouro) realizada no Palazzo Spinelli (Istituto per lArte e il Restauro em Florença - Itália e possui experiência na área de Artes e Ciência da Conservação, com ênfase em Conservação Preventiva, Restauração, Análise de Materiais e Técnicas Artísticas. Professora do Departamento de Artes Plásticas da Escola de Belas Artes da UFMG.

João Cura D’Ars de Figueiredo Junior

Possui graduação, mestrado, doutorado e pós-doutorado em Química pela Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química Inorgânica, atuando principalmente nos seguintes temas: bronze, ditiocarbamatos, corrosão do bronze e prata, ensaios eletroquímicos para avaliação de corrosão, nanopartículas de Ca(OH)2 para desacidificação de papéis . É atualmente professor efetivo da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) na área de Química de Bens Culturais.

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Publicado

2024-01-21

Edição

Seção

CONSERVAÇÃO E RESTAURAÇÃO