IMAGENS EM MARFIM

MORFOLOGIA, CONSERVAÇÃO, TÉCNICA CONSTRUTIVA E TIPOLOGIAS

Autores

  • Anamaria Camargos

Palavras-chave:

Imaginária religiosa, Marfim, Morfologia, Técnica construtiva, Conservação, Tipologias

Resumo

Este estudo apresenta uma abordagem sobre a imaginária religiosa em marfim, obras com
presença marcante nos espaços colonizados pelo Império Colonial Português, frutos do
processo de miscigenação e trânsito cultural. Estes artefatos são estudados aqui em suas
características materiais e técnicas, propondo uma sistematização inicial de suas tipologias,
ampliando o entendimento sobre uma temática que ainda nos deixa questionamentos
significativos. Os atributos formais e estilísticos da imaginária lavrada em marfim estão
diretamente condicionados às possibilidades de trabalhabilidade que esta matéria-prima
específica possibilita, produzindo modelos de representação com soluções muito
características, influenciando a laboração das peças, suas dimensões, resistência e
ornamentação. O processo de degradação deste material é abordado brevemente, apontando
como condições inadequadas, além de sua própria natureza, interferem em sua conservação.

Biografia do Autor

Anamaria Camargos

Conservadora Restauradora de Bens Culturais Móveis e Integrados-EBA/UFMG; Mestre em Memória e
Patrimônio Cultural-EA/UFMG; Pós-graduada em História da Arte Sacra-FDLM/Mariana e em Gestão e
Conservação do Patrimônio Cultural-IFMG/Ouro Preto

Downloads

Publicado

2024-01-21

Edição

Seção

MATERIAIS E TÉCNICAS