IMAGENS DE METAL FUNDIDO NA ARTE COLOMBIANA (SÉCULOS XVII-XVIII)

Autores

  • Adrián Contreras-Guerrero

Palavras-chave:

Escultura barroca, Imaginária espanhola, Arte de Quito, Chumbo, Pedro de Lugo

Resumo

Durante os séculos XVII e XVIII, as imagens de metal fundido eram muito comuns em Nova
Granada, tanto as importadas da Espanha e de Quito quanto as feitas localmente. Entre essas
imagens há uma dupla casuística: de um lado, aquelas que eram feitas inteiramente de metal,
como a Huerfanito de Pamplona, e de outro, aquelas que só tinham algumas partes de metal,
principalmente o rosto e as mãos. Neste estudo abordaremos todas essas questões com especial
atenção às peças das oficinas de Quito, que inundaram o mercado de Nova Granada durante o
século XVIII.

Biografia do Autor

Adrián Contreras-Guerrero

Professor Doutor Assistente, do Departamento de História da Arte, da Faculdade de Filosofia e Letras,
Universidade de Granada (UGR), Espanha. Bacharel em Artes Plásticas (UGR, 2010), Licenciado em História da Arte (UGR, 2015), Mestre em Estudos Avançados de Museus e Patrimônio Histórico-Artístico (UCM, 2012), e doutor em História da Arte (UGR, 2018). Os seus principais interesses de investigação giram em torno da arte ibero-americana, especialmente no que diz respeito ao campo da escultura, tendo realizado diversas estadias de investigação na Colômbia, Peru e Equador.                              Orcid: https://orcid.org/0000-0001-9391-5469.

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Publicado

2024-01-21

Edição

Seção

MATERIAIS E TÉCNICAS