A OFICINA DE ESCULTURA DEVOCIONAL NA BELLE ÉPOQUE BRASILEIRA

DAS CORPORAÇÕES DE OFÍCIO À INDUSTRIALIZAÇÃO

Autores

  • Cristiana Antunes Cavaterra

Palavras-chave:

Oficina, Industrialização, Gesso, Cópia, Reprodução.

Resumo

No Brasil, durante as grandes imigrações ocorridas entre o final do século XIX e o primeiro
quartel do século XX, surgem as primeiras oficinas implantadas por imigrantes, que
abandonando o sistema de organização das antigas corporações de ofícios, são precursoras de
uma industrialização de esculturas devocionais onde o estilo, modo de produção e
comercialização foram influenciados pela grande importação de esculturas devocionais
industrializadas em estilo saint-sulpice. A pesquisa se dá através da análise bibliográfica e da
documentação primária, permitindo comparar o modelo de produção das oficinas brasileiras
com as europeias, bem como conhecer os materiais e a tecnologia de fundição do gesso utilizada
na época e analisar os conceitos de cópia e reprodução para a confecção de esculturas
devocionais no período da Belle Époque brasileira.

Biografia do Autor

Cristiana Antunes Cavaterra

Doutoranda em História da Arte pela UNIFESP, bolsista CAPES e Mestre em Artes pelo IA-UNESP (2015);
Especialista em História da Arte Sacra pela FDLM-Mariana/MG (2017) e em Restauro de Arquitetura pelo
Templo da Arte, SP (2013). Bacharel em Artes Plásticas pela Faculdade Santa Marcelina, SP (1997); Técnica em Conservação e Restauro de Obras de Arte pela Fundação de Arte de Ouro Preto (1999). Membro do CEIB - EBA/UFMG; membro dos Grupos de Pesquisa “História da Arte, Arquitetura e Patrimônio no Brasil e nas Américas (HARPA)” - UNIFESP- CNPq) e “ Pesquisas Imagem e Preservação” - EBA-UFMG / CNPq.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/3372705493317165. Orcid: https://orcid.org/0000-0001-6984-4509.

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Publicado

2024-01-21

Edição

Seção

AUTORIAS E ATRIBUIÇÕES