O DOURAMENTO SOBRE A CANTARIA DOS CONVENTOS FRANCISCANOS DO NORDESTE BRASILEIRO

Autores

  • Túlio Vasconcelos Cordeiro de Almeida

Palavras-chave:

Douramento, Cantaria, Douramento sobre cantaria, Conventos Franciscanos, Séculos XVII e XVIII

Resumo

Este artigo foi baseado no desenvolvimento das investigações realizadas para tese defendida pelo autor
em 2016, tratando das pinturas decorativas sobre a cantaria policromada dos conventos franciscanos
do Nordeste brasileiro. As edificações examinadas proporcionam a oportunidade de ampliar pesquisas,
pois registram outras tecnologias associadas à cantaria policromada e o conhecimento do douramento
fosco e brilhante. Através de análises petrográficas, foram identificados o arenito e o calcário como
rochas utilizadas como suporte para o douramento e, por meio da leitura dos receituários antigos e da
avaliação das áreas douradas encontradas nas cantarias dos conventos, foi confirmada a técnica de
ouro fosco sobre bolo vermelho, como um método predominante de dourar aplicado sobre a cantaria.
Esta pesquisa contribui para o conhecimento da elaboração dos douramentos sobre cantarias dos
séculos XVII e XVIII na Província de Santo Antônio do Nordeste, comprovando a utilização dos
diversos tipos de materiais artísticos encontrados nos tratados antigos portugueses e italianos.

Biografia do Autor

Túlio Vasconcelos Cordeiro de Almeida

Possui graduação em Artes Plásticas pela Universidade Federal da Bahia (1978), especialização em Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis pela escola de Belas artes da Universidade Federal de Minas Gerais, mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal da Bahia (2009) e doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal da Bahia (2016). Atualmente é professor Associado da Universidade Federal da Bahia.

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Publicado

2022-12-23

Edição

Seção

MATERIAIS E TÉCNICAS