CONEXÕES VISUAIS E POSSÍVEIS SIGNIFICADOS:

Pássaros e insetos na policromia de uma imagem de Nossa Senhora da Conceição de um frontal de altar jesuítico

Autores

  • Edilton Gomes Mascarenhas
  • Suzane Tavares de Pinho Pepe

Palavras-chave:

Policromia, Nossa Senhora da Conceição, Borboleta, Beija-flor, Belém da Cachoeira

Resumo

O presente artigo faz uma análise da policromia da imagem de Nossa Senhora da Conceição do
retábulo mor da igreja matriz de Conceição da Feira, Bahia. A obra possui característica da escultura
católica do século XIX, com um diferencial nos elementos que integram a decoração de suas vestes.
Nela, o artista excluiu a fórmula clássica repetida pelos policromadores baianos dos séculos XVIII
e XIX, onde predominavam os florões dourados com grupos florais ao centro e usou elementos
como volutas, arabescos, simulação de bordados e esgrafitos. Aumenta ainda mais sua singularidade
a presença de borboletas e beija-flores. Apresentamos aqui alguns significados atribuídos a esses
animais dentro da concepção cristã e traçamos um possível paralelo entre esses motivos ornamentais
e os que adornam o frontal do altar remanescente da igreja jesuítica do antigo Seminário de Belém,
construído no final do século XVII, no povoado do mesmo nome que pertence a Cachoeira, cidade
que nesse período era importante vila do Brasil colonial.

Biografia do Autor

Edilton Gomes Mascarenhas

Bacharel em Museologia (UFRB), Mestre em Arqueologia e Patrimônio Cultural (UFRB).

Suzane Tavares de Pinho Pepe

Graduada em Artes Plásticas pela UFBA, Mestre em Arqueologia e História da Arte pela UCB (Bélgica), Doutora em Estudos Étnicos e Africanos (UFBA), Professora do curso de graduação em Museologia e do programa de pós-graduação de Arqueologia e Patrimônio Cultural (UFRB). 

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Publicado

2022-12-23

Edição

Seção

ICONOGRAFIA