ESCULTURA DEVOCIONAL BRASILEIRA:

Breve histórico e suas características em macrorregiões

Autores

  • Ruy Altamyr da Cruz Neto

Palavras-chave:

Arte sacra, Escultura devocional, Imagens sacras, História da arte, Regionalismo

Resumo

brasileiro, particularmente através de suas esculturas devocionais. Está enquadrada nos conceitos
de patrimônio cultural, material e imaterial. Foi desenvolvida com forte contribuição de mãos
afrodescendentes e indígenas, a partir de cânones eurocentrados, em seu contexto histórico enquanto
colônia portuguesa. O presente estudo busca contribuir para o avanço das análises acerca das
múltiplas características regionais desta produção de imagens sacras e, a partir de classificações
estabelecidas por autores iniciadas na década de 50 do século XX, propor uma nova organização
em 8 macrorregiões – um paralelo observado a partir da divisão territorial brasileira durante o
século XVIII, período áureo de efervescência criativa – assim como suas relações com o estrangeiro.

Biografia do Autor

Ruy Altamyr da Cruz Neto

Graduado em Arquitetura e Urbanismo (PUCPR), com especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho (UTFPR) e MBA em Planejamento e Gestão Estratégica (FIEP/IEL). Atualmente é Mestrando em Meio Ambiente e Desenvolvimento (UFPR) e mantém suas atividades entre o Patrimônio Histórico como pesquisador e restaurador e a Indústria como gestor na área de Saúde, Segurança e Meio Ambiente.

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Publicado

2022-12-23

Edição

Seção

ASPECTOS HISTÓRICOS