A imagem de Nossa Senhora das Mercês de Ouro Preto

O resgate de uma devoção

Autores

  • Antônio Fernando B. dos Santos

Resumo

A imagem de Nossa Senhora das Mercês, atribuída a Antônio Francisco Lisboa, foi apresentada pela primeira vez ao público em exposição realizada no Museu de Arte de São Paulo, em novembro de 1977. A mostra, intitulada “Artistas e artífices do Brasil, séculos XVI, XVII e XVII”, teve curadoria do diretor do museu, João Marino.

A escultura pertencia ao acervo de um colecionador paulista, Antônio Carlos Kfouri, que, em atendimento à solicitação do curador, disponibilizou prontamente parte do seu precioso acervo na mostra. A escultura apareceu ainda uma segunda vez, em 1979, em outra exposição, também no MASP, em São Paulo, intitulada “Arte no Brasil, uma história de cinco séculos”.

Foi aí que um ouropretano, após visita à exposição, fez a denúncia de que essa imagem pertencia ao acervo da Igreja de Nossa Senhora das Mercês e Misericórdia, em Ouro Preto. Informada do fato, a Superintendência Regional do IPHAN em Belo Horizonte solicitou abertura de inquérito à Polícia Federal para a apuração da ocorrência de eventual furto e/ou receptação da obra. No mês de setembro de 1995, por solicitação da Superintendência da Polícia Federal em Minas Gerais ao delegado da Polícia Federal de São Paulo, Mario Ikeda, foi requerido à Justiça Federal um mandado de busca e apreensão da escultura, deferido em 22 de setembro e afinal cumprido no dia 29 do mesmo mês, definindo por ficar a obra na residência do colecionador. Finalmente, o juiz Petrônio Maranhão Gomes de Sá determinou o acautelamento da imagem no Museu de Arte Sacra de São Paulo, no dia 17 de outubro de 1995, ficando o seu diretor, João Marino, como seu fiel depositário.

Downloads

Publicado

2003-01-01

Edição

Seção

ASPECTOS SOCIAIS