A PROCISSÂO DE CINZAS DOS FRANCISCANOS DE SABARÁ:

Reconstrução e interpretação iconográfica a partir da identificação de imagens de roca.

Autores

Palavras-chave:

Imagem de vestir, Imagem de roca, Imagem processional, Iconografia, Procissão de cinzas

Resumo

Igreja de São Francisco de Assis de Sabará, Minas Gerais, Brasil a partir da identificação de um conjunto de imagens de roca atribuído ao Mestre de Sabará. As referências desse cortejo, realizado no século XIX, perderam-se com o passar dos anos, e as imagens que presumivelmente o integraram, outrora representantes de sua identidade, estão, atualmente, no limbo do esquecimento, sobrevivendo sob condições inadequadas e pouco favoráveis à sua conservação. Portanto, encontrou-se nessa possibilidade de reconstrução e interpretação um meio de resgatar sua memória material e imaterial com o fim de revalorizá-la.

Biografia do Autor

Andrezza Araújo

Mestre em Arquitectura y Patrimonio Historico, Universidad de Sevilla; Bacharel em Conservação-Restauração de Bens Culturais Móveis (UFMG); Especialista em Gestão de Arquivos e Documentos (PUC-MG); Licenciada em História (PUC-MG).

María José González López González López, Universidad de Sevilla

Doutora em Belas Artes. Professora Titular da Universidad de Sevilla. Pesquisadora principal do grupo de pesquisa Conservación de Patrimonio Métodos y Técnica HUM-956.

Downloads

Publicado

2021-12-22

Edição

Seção

ASPECTOS SOCIAIS