PADRE FÉLIX ANTÔNIO LISBOA

Análise formal das esculturas de São Pedro e São Paulo apóstolos, em Piranga, Minas Gerais

  • Fábio Mendes Zarattini
Palavras-chave: Padre Félix Antônio Lisboa, Escultura policromada, São Pedro, Sâo Paulo, Piranga

Resumo

No propósito de pesquisar o sacerdote e artífice Félix Antônio Lisboa, pouco conhecido, ativo em Ouro Preto, durante o último quartel do século XVIII e início do XIX, foram realizadas análises formais que objetivam o reconhecimento de sua “assinatura”. As esculturas, em madeira policromada, São Pedro e São Paulo Apóstolos, únicas até o momento com documentação comprobatória de sua autoria, ocupam os nichos laterais do retábulo-mor do Santuário de Bom Senhor Jesus de Matosinhos, em Piranga, antiga Vila de Bacalhau em Minas Gerais. A pesquisa fundamentada em dados da literatura e registros fotográficos coletados in loco, resultou na observação de cacoetes ou estilemas. Não obstante, seu irmão, Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, seja de longe o nome mais enaltecido na escola mineira de escultura sacra e tenha ofuscado os demais artífices, que são ainda hoje, desconhecidos ou pouco pesquisados, e devam ser resgatados por sua diversa e rica contribuição cultural.

Biografia do Autor

Fábio Mendes Zarattini

Doutorando em Artes. Mestre em Preservação do Patrimônio Cultural, Programa de Pós-graduação em Artes, Escola de Belas“Artes (EBA), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Bacharel em Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis - UFMG. 

Publicado
2021-01-11
Seção
AUTORIAS E ATRIBUIÇÕES