A ICONOGRAFIA DAS SANTANAS ‘BOLO DE NOIVA’ E O CASO DE UM EXEMPLAR NA COMARCA DO RIO DAS MORTES

Autores

  • Letícia Martins de Andrade

Palavras-chave:

Santana, Santana Mestra, Iconografia, Sedes Sapientiae, Imaculada Conceição

Resumo

Este artigo trata de uma imagem de Santana Mestra de rara iconografia pertencente ao museu da Matriz de Resende Costa (MG). A escultura, em terracota policromada, faz parte de um restrito grupo de peças eruditas paulistas que se desenvolveu durante os séculos XVII e XVIII de forma endógena. Os exemplares desse conjunto ficaram conhecidos como ‘bolo de noiva’, uma denominação inspirada pela forma complexa do trono de Santana: uma composição escalonada, elaborada com uma grande variedade de figuras ornamentais de caráter fantástico e, eventualmente, de sabor oriental. Promove uma leitura iconográfica desse grupo ‘bolo de noiva’, levantando hipóteses concernentes aos seus significados simbólicos, ao processo de gênese formal de sua tipologia e, por fim, à identificação, à aculturação e ao trânsito de seus protótipos.

Biografia do Autor

Letícia Martins de Andrade

Doutora em História (2004) e Mestre em História da Arte (1999) e da Cultura pela Universidade Estadual de Campinas (1999) com doutorado sanduíche realizado na Università Degli Studi di Pisa.

Possui pós-doutorado pela FAU-USP (2006) e pela Universidade Estadual de Campinas (2015). Professora associada da Universidade Federal de São João del-Rei - UFSJ.

Downloads

Publicado

2021-01-09

Edição

Seção

ICONOGRAFIA