Os profetas de Aleijadinho

visita e conteúdo para museu virtual

  • Percival Tirapeli
Palavras-chave: virtualidade, ciberespaço, esculturas, texto digital

Resumo

Os textos para a exposição Explorando os profetas de Aleijadinho: uma visita virtual em três dimensões foram criados para permitir seu acesso por navegação na internet. A proposta partiu da disponibilidade de imagens em 3D para o Museu de Ciências da USP capturadas por José Fernando Rodrigues Jr, disponíveis no portal http://w ww.aleijadinho3d.icm.usp.br , para que a pesquisa fosse ampliada para uma exposição virtual. Vários encontros foram feitos com especialistas, em especial Alena Marmo e a área de webdesign do Museu de Ciências.

Todo o conteúdo que produzi - e este é o tema de minha apresentação - seguiu planejamento para navegação na internet por um público heterogêneo. Os principais núcleos são Os Profetas de Aleijadinho e Aleijadinho. Ao redor de cada Menu Principal aprofunda-se a pesquisa sobre cada profeta - as imagens em 3D e fotos das quatro faces. Há ainda abas como em A percepção do conjunto dos profetas; a cenografia do adro; unidade e diversidade gestual entre as esculturas; análise das vestimentas.

Cada profeta recebeu inédita análise estética de sua configuração - em conjunto, gestualidade, unidade nas vestimentas e turbantes, com textos que abordaram as quatro faces de observação de cada profeta individualmente. Foram considerados a partir de sua história, textos, análises frontal, laterais e posterior, referenciais de pinturas de profetas na História da Arte - com as imagens em 3D e fotos das quatro faces das esculturas. E ainda definições sobre o que é um profeta, formação de sua imagem, referência do Santuário de Bom Jesus de Matosinhos.

Aprofundam-se os temas, desde a tradição do Sacro Monte à construção do Santuário, seus artistas e os Passos da Paixão. A obra de Aleijadinho inclui contexto históricos, e dentro do subnúcleo arquitetura há igrejas, fachadas, principais trabalhos e esculturas. Em Biografia de Aleijadinho: a vida, a obra e a cronologia. Em para saber mais é possível acessar pesquisadores e textos sobre os profetas - poesias e crítica, processo 3D, glossário (sobre as obras de Aleijadinho), bibliografia e sites.

Biografia do Autor

Percival Tirapeli

Titular em História da Arte Brasileira pelo Instituto de Artes da Unesp – Universidade Estadual Paulista, mestre e doutor em Artes Visuais pela ECA/USP.

Publicado
2015-01-01
Edição
Seção
CONFERÊNCIAS