Escultura em madeira policromada

discussão de critérios de conservação-restauração a partir do banco de dados do Cecor/cursos

Autores

  • Aline Cristina Gomes Ramos
  • Maria Regina Emery Quites

Palavras-chave:

Escultura em madeira policromada, Teorias da Conservação-Restauração, Critérios de intervenção, Banco de Dados

Resumo

O estudo objetiva discutir critérios de conservação-restauração em esculturas policromadas, a partir do acervo do Centro de Conservação-Restauração de Bens Culturais (CECOR) e dos Cursos de Especialização/ Graduação em Conservação-Restauração, entre 1980 e 2010. Parte dos dados encontrase sob a forma de slides, fichas técnicas e monografias, sendo as informações de cada uma das esculturas reunidas em mídias digitais e atualizadas com o vinculado na imprensa e internet. As questões conceituais, metodológicas e práticas foram avaliadas à luz de teóricos e estudiosos da temática, considerando as escolhas dos restauradores, mediante os levantamentos históricos, iconográficos, formais/ estilísticos, materiais, técnicos, de estado de conservação, causas de deterioração, da função, importância sociocultural e estética das obras. As análises demonstram a impossível uniformidade de critérios e tratamentos de restauração, exigindo o conhecimento profundo de cada escultura a pautar a decisão do profissional, em respeito aos princípios éticos.

Biografia do Autor

Aline Cristina Gomes Ramos

Arquiteta Urbanista

Graduanda em Conservação-Restauração de Bens Culturais Móveis da UFMG

Bolsista de Iniciação Científica

Maria Regina Emery Quites

Orientadora

Doutora em História

Professora da Escola de Belas Artes/Universidade Federal de Minas Gerais

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Publicado

2013-01-01

Edição

Seção

PÔSTERES