A escultura religiosa no período colonial em São Paulo

um estudo dos Grupos da paixão em terras paulistas

Autores

  • Maria José Spiteri Tavolaro Passos

Resumo

A arte religiosa do período colonial brasileiro foi marcada pelas determinações ditadas pelo Concílio de Trento, que reafirmou o uso das imagens para a propaganda da fé, explorando entre outras temáticas, os sofrimentos causados pelo martírio e as vivências místicas. Pelo grande apelo dramático, a Paixão de Cristo tornou-se tema de muitos grupos de esculturas do mundo ibérico. O presente trabalho que desenvolve temas esboçados em pesquisas como as realizadas por E. Etzel, C. Lemos e P. Tirapeli é dedicado ao levantamento e estudo de esculturas ligadas à temática da Paixão de Cristo conservadas no Estado de São Paulo, especialmente as dos templos carmelitas que preservaram grupos escultóricos dessa tipologia, sobretudo nas cidades de Santos, Mogi das Cruzes, Itu e São Paulo. Busca-se assim, contribuir para a ampliação de informações em pesquisas ligadas à imaginária religiosa do período colonial na Província de Piratininga e do conhecimento a respeito do ambiente artístico do sudeste brasileiro desde os seus primeiros tempos.

Biografia do Autor

Maria José Spiteri Tavolaro Passos

Doutoranda

Instituto de Artes – UNESP-SP

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Publicado

2013-01-01

Edição

Seção

AUTORIAS E ATRIBUIÇÕES