Tecnologia de Douramento em Esculturas em Madeira Policromada do Período Barroco e Rococó em Minas Gerais

Autores

  • Gilca Flores de Medeiros
  • Luiz Antonio Cruz Souza

Resumo

Este trabalho foi desenvolvido por Gilca Flores de Medeiros como tema de pesquisa para o Mestrado em Artes Visuais – área de concentração: Conservação/Restauração, na Escola de Belas Artes da UFMG, sob a orientação do Prof. Luiz A. C. Souza. O tema está inserido na linha pesquisa que vem sendo desenvolvida pelo Laboratório de Ciências da Conservação do Cecor/EBA/UFMG, que investiga a policromia das esculturas em madeira policromada em Minas Gerais, nos séculos XVIII e XIX: os materiais, as técnicas de execução e os processos de deterioração.

Nas esculturas em madeira policromada em Minas Gerais, um dos recursos mais freqüentes de ornamentação encontrado é a técnica do douramento, sobre a qual os artistas ainda se utilizavam de técnicas de ornamentação e camadas de acabamento, como vernizes e veladuras, para obter uma nova gama de variações no resultado final do douramento. Apesar de bastante freqüentes, as diversas técnicas de acabamento de douramento e prateamento são pouco conhecidas pelos profissionais, devido à escassez de publicações sobre este tema. Esse desconhecimento pode gerar equívocos ao se efetuar limpezas e remoções de vernizes ou veladuras de obras de talha ou esculturas policromadas, com o risco de ser removida uma camada original que cumpria função específica no resultado final da policromia.

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Publicado

2001-01-01

Edição

Seção

TECNOLOGIA DA ESCULTURA POLICROMADA