Sagrada Parentela

uma singular representação escultórica na coleção Márcia de Moura Castro

Autores

  • Maria Regina Emery Quites
  • Ana Martins Panisset

Palavras-chave:

escultura, iconografia, coleção

Resumo

A escultura em madeira policromada denominada Sagrada Parentela integra a coleção de 263 imagens de pequeno porte denominadas de “santos de casa”, de propriedade de Márcia de Moura Castro. A metodologia de trabalho consistiu na identificação, descrição, análises iconográfica, formal estilística e de materiais e técnicas, englobando por exemplo, análise da madeira, raios X, exames estratigráficos, etc. Ressaltamos neste estudo a análise iconográfica desta singular representação da Sagrada Parentela em Minas Gerais, discutindo as variações em torno deste tema, mais comum em Portugal. A partir das análises realizadas discutimos resultados em relação a sua origem, procedência, atribuição e função social. Apresentamos também uma discussão sobre critérios de conservação-restauração de uma obra pertencente a uma coleção particular.

Biografia do Autor

Maria Regina Emery Quites

Doutora em História (Patrimônio Cultural).

Professora da Escola de Belas Artes, Universidade Federal de Minas Gerais.

Ana Martins Panisset

Mestranda em Artes Visuais, PPG/EBA/UFMG.

Downloads

Publicado

2009-01-01

Edição

Seção

ICONOGRAFIA