A ornamentalidade do sangue nas imagens do cristo da paixão tardo-medievais e barrocas

Autores

  • Maria Cristina Correia Leandro Pereira

Palavras-chave:

ornamentalidade, sangue, crucifixo, estigmatização

Resumo

O objetivo deste trabalho é analisar o papel da ornamentação como instância participante e fundamental ao trabalho das imagens cristãs, para além de questões de ordem estilística. Para tanto, nos servimos do conceito de ornamentalidade, do historiador e teórico da arte Jean-Claude Bonne, tendo como objeto de estudo a representação do sangue em uma série de imagens do Cristo relacionadas à Paixão, do final do período medieval e na América colonial (notadamente a Flagelação e a Crucificação). Buscamos demonstrar como o sangue, além de ser um elemento iconográfico, também desempenha um trabalho ornamental, que pode se revestir de inúmeros sentidos e funções. Através das diferentes formas de representação do sangue nessas imagens, podemos perceber alguns dos principais trabalhos da ornamentalidade: a modulação, a intensificação, a diferenciação que ela traz às imagens às quais adere.

Biografia do Autor

Maria Cristina Correia Leandro Pereira

Doutora em História pela École des Hautes Études en Sciences Sociales, Paris.

Professora do Departamento de Teoria da Arte e Música e do Programa de Pós-graduação em Artes da Universidade Federal do Espírito Santo.

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Publicado

2009-01-01

Edição

Seção

ICONOGRAFIA