Ensaios de Dança

Episteme aí

Conjugação de desejos: devires imperceptíveis na escola de dança de Paracuru

Flávio Sampaio¹

DANÇA E INCLUSÃO

A Escola de Dança Paracuru é uma importante ferramenta para impulsionar o desenvolvimento social, econômico e cultural do município de Paracuru, no Ceará, construindo outras percepções sobre as crianças e adolescentes, por propor para eles um desenvolvimento saudável, fortalecendo os aspectos internos da pessoa humana e proporcionando mais equilíbrio com a sociedade em geral. Visa à inclusão social de crianças e adolescentes preconizando, sobretudo, o desenvolvimento físico, moral, mental, espiritual e social, em condições de liberdade e de dignidade, mas é prioritariamente uma escola de arte, contando com um projeto pedagógico extenso e coeso, além de uma metodologia de ensino da dança própria desenvolvida ao longo de 15 anos.

As parcerias estabelecidas, desde empresas privadas até o poder público federal, estadual e municipal, sinalizam para a viabilização do acesso de crianças e adolescentes vivenciarem, por meio da dança, o contato com as manifestações culturais que buscam ajudá-los a traçar novos rumos para suas histórias de vida e para transcenderem a realidade em espaço de expressão de suas alegrias, tristezas, sonhos e sensações. Considerando as condições sociais desiguais, em função da falta de oportunidades entre a população mais jovem², essas experiências possibilitam aos educandos o fortalecimento de suas bases conceituais e de conhecimento e reforça a ideia de que são sujeitos de direitos, responsáveis também pelo próprio desenvolvimento, bem como do mundo que os cerca.

Portanto, garantir sobretudo a participação de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social em um projeto determinantemente de cunho cultural é permitir que eles possam ter direito a experiências estéticas e artísticas que na maioria das vezes são acessadas apenas pelos setores mais abastados da sociedade, oportunizando a quebra do preconceito do senso comum, tanto sobre quem tem direito de produzir arte quanto sobre os que produzem.

Os ganhos sociais e culturais podem ser mensurados pela presença cada vez mais constante de alunos da Escola de Dança de Paracuru integrando a vida cultural, social e política da cidade, pelo interesse que o projeto tem despertado por parte de setores da educação, pela visibilidade que tem trazido à cultura do município e pela profissionalização de alguns de seus integrantes.

As transformações sociais promovidas pela Escola de Dança de Paracuru foram objeto de pesquisa da tese de doutorado Movimentos de uma juventude bailarina: estigma, sexualidade e formação na Escola de Dança de Paracuru, do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará (UFC), em 2018, do professor Marcos Antônio Almeida Campos. Das dissertações de mestrado, temos Balé de Flávio Sampaio na academia: diálogos com o Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Dança da Universidade Federal de Alagoas, feita para o curso de mestrado em Dança da Universidade Federal da Bahia (UFBA) em 2015 e publicada pela editora Edufal, da professora Isabelle Pitta Rocha (2015); Coreografias da política cultural: dancituras da diferença na Escola de Dança de Paracuru, do Mestrado em Políticas Públicas e Sociedade da UFC, em 2010, da jornalista Thaís Gonçalves Rodrigues Silva; A percepção de dança dos participantes da Escola de Dança de Paracuru, do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Pontifícia Universidade Católica de Brasília, de 2012, de Eveline Ximenes Tomaz; Meninos bailarinos de Paracuru, do curso de Comunicação Social da Faculdade Cearense, de 2018, de Everton Lucas; e O corpomídia na trajetória da Companhia de Dança de Paracuru, trabalho da UFC apresentado no XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, ocorrido em Natal, RN, em 2008, de Calenciane Leão e Gisele Soares. Também tais transformações são descritas no livro didático Todas as Artes: 8.º ano, de Eliana Pougy (2011).

A metodologia de ensino da dança da Escola de Dança de Paracuru está detalhada no livro Balé Passo a Passo (SAMPAIO, 2013) e foi apresentada em dez universidades brasileiras, na Escola de Dança do Estado de São Paulo, no Festival de Dança de Joinville, na Escola Superior de Dança do Instituto Politécnico de Lisboa e no curso de Mestrado em Dança da Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa. É adotada como base pedagógica no curso de Licenciatura em Dança da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e na Escola Nacional de Dança da República de Cabo Verde. Recebeu da Fundação Itaú Cultural o prêmio Rumus Educação 2011-2012.

______________________________________

¹ Professor do Balé do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil e do curso de Dança do Centro Universitário da Cidade do Rio de Janeiro (UniverCidade). Coordenador do curso de Dança da Universidade Gama Filho e do curso Técnico em Dança do Ceará. Diretor do Colégio de Dança do Ceará. Consultor artístico do Ministério da Cultura de Cabo Verde. Idealizador do Projeto Dançar Paracuru
²A cidade tem um dos mais altos índices de jovens do Ceará. Segundo o censo de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE, 2010), cerca de 35% da população de Paracuru tem entre 10 e 22 anos.

Sobre o ensaios de dança

Canal de notícias do curso de graduação em Dança – Licenciatura na UFMG

Nos siga nas redes sociais

confira outros conteúdos