Matricula

Calouro

Todo aluno, ao ingressar na UFMG, deve fazer seu Registro Acadêmico na Unidade Administrativa III localizado na , efetuar a Matrícula nas Atividades Acadêmicas de seu curso de opção e requerer seu cadastro no Portal MinhaUFMG. Após o Registro Acadêmico, o aluno recebe o Número de Identificação Pessoal (NIP), que contém informações sobre como criar sua senha de acesso ao Portal MinhaUFMG. Com essa senha o estudante pode acessar, via Internet, informações sobre sua vida acadêmica – dados pessoais, histórico escolar, situação no curso, ocorrências acadêmicas, sugestões para matrícula, estrutura curricular do seu curso, horário e oferta de disciplinas –, além de utilizá-la para renovar sua matrícula semestralmente.

O calouro recebe uma grade de disciplinas fechadas que deverão ser cursadas no primeiro semestre letivo.

Veterano

A matrícula deve ser solicitada, a cada período letivo, nos prazos fixados no Calendário Acadêmico da Universidade.

A matrícula dos veteranos é realizada

  1. no SIGA – Sistema de Graduação, pelo Portal MinhaUFMG, e consiste em:
  1. Organização do Plano de Estudos;
  2. Seleção e requisição de matérias (obrigatórias, optativas, eletivas e isoladas) ;
  3. Esperar o resultado da requisição;
  4. Acerto de matrícula* (Unica etapa que não é realizada pelo SIGA, solicitações de ajustes são encaminhadas diretamente para o e-mail do curso caad@eba.ufmg.br);
  5. Comprovante de matrícula.

Cancelamento de Matrícula

O não cumprimento de qualquer uma das disposições relacionadas, pode implicar o cancelamento da matrícula em alguma disciplina do aluno, em qualquer época.

O cancelamento da matrícula por qualquer outra irregularidade pode, também, ser decidido pelo Colegiado de curso, no prazo de 15 dias úteis após o início do período letivo. Verificado o cancelamento, o aluno pode proceder à Reformulação da Matrícula, desde que observados os prazos previstos para este procedimento no Calendário Acadêmico da UFMG.

Trancamento de Matrícula

O trancamento de matrícula consiste na suspensão, parcial ou total, das atividades acadêmicas de um semestre letivo. O trancamento total pode ser solicitado desde a efetivação da matrícula até o último dia útil de cada semestre.

No decorrer do curso, o aluno tem direito a apenas um trancamento total sem justificativa, cuja duração é de um semestre letivo. O trancamento total com justificativa pode ser concedido mais de uma vez e com duração determinada, a juízo do Colegiado de Curso.

O trancamento parcial pode ser concedido até duas vezes em cada atividade acadêmica – uma com justificativa e outra sem justificativa –, nos prazos previstos pelo Calendário Acadêmico da UFMG. O trancamento parcial não pode ocorrer caso a soma dos créditos das disciplinas não-trancadas resulte em número inferior ao mínimo de créditos exigido por curso, por semestre.