Elke, a maravilha que se esconde por trás da fantasia

A dimensão política no figurino de Elke Maravilha durante o período da Ditadura Militar no Brasi

Autores

  • Kathleen Karine Ferreira Poncio Universidade Federal de Minas Gerais - EBA

Palavras-chave:

Elke Maravilha, Ditadura militar no Brasil, Moda e política, Figurino

Resumo

O presente trabalho de conclusão de curso visa abordar, de uma forma geral, a dimensão política contida no figurino de Elke Maravilha durante o período da ditadura militar no Brasil através de análises de imagens, relatos obtidos em entrevistas e acontecimentos da época. Elke Maravilha foi uma atriz, manequim, jurada e apresentadora famosa por sua opinião forte
e seus figurinos extravagantes e repletos de referências culturais, místicas e religiosas. Tida por muitos como uma travesti, Elke nasceu para chocar e tinha plena consciência disso. Para tanto, cabe, primeiramente, entender a trajetória de Elke Grunupp rumo à figura que o país inteiro conhece como Elke Maravilha. Em seguida, é apresentado um paralelo entre a ditadura militar no Brasil e a busca da estilista Zuzu Angel por seu filho Stuart, fatos que corroboraram para a prisão de Elke e antecederam sua estreia na TV aberta.
Apoiando-se no conceito moda protesto, torna-se de grande valia entender a relação existente entre moda e política e as mudanças drásticas ocorridas durante as décadas em que o regime militar imperava no Brasil. Por fim, é exposta a importância da potência feminina que foi Elke Maravilha entre a moda e a política brasileira, a fim de decifrarmos o porquê de sua imagem ser tão singular e permear de tantas formas diferentes. Estes, entre outros, são alguns dos fatores relevantes na análise proposta .

Publicado

2024-12-10

Edição

Seção

Trabalhos De Conclusão de Curso