O uso de géis com quelantes na limpeza de uma obra em tecido com ataque fúngico
Palavras-chave:
Impressão em ferrugem, Hidrogel, Têxtil, Fungos, Agentes quelantes, Pintura em têxtil, Arte contemporâneaResumo
O trabalho a seguir apresentará o processo de restauração da “Obra X” da artista Tânia Caçador, a partir do uso de géis com agentes quelantes na limpeza de uma obra em tecido com ataque de fungos e outras deteriorações. A obra se trata de uma pintura de arte contemporânea em tecido com impressão de ferrugem e aquarela. O processo de tratamento, foi dividido em cinco momentos - higienização; limpeza mecânica; limpeza química; correção de deformações e planificação; e desacidificação por contato; - que levaram em consideração a organicidade da criação e interação do tempo entre a obra e a oxidação da ferrugem sobre o têxtil. Também foram considerados os aspectos de mínima intervenção sobre a obra, além de análises sobre o material principal da obra, o algodão, e seu comportamento diante dos sistemas de solventes e a técnica aplicada. Esse diálogo entre o tempo e o material de composição é fundamental para a artista e foi respeitado em todo o processo, além do aporte dado pela Teoria da Conservação
Evolutiva, e os desafios e especificidades em se lidar com objetos têxteis .